Enezenaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, mais conhecida por Naide Gomes, é natural de São Tomé e Príncipe. A atleta de 32 anos representa o Sporting Clube de Portugal desde 1998 e conta já com várias medalhas de ouro, prata e bronze.
Foi com 13 anos, já a viver em Portugal que se iniciou no atletismo, começando a sua carreira nas chamadas Provas Combinadas (pentatlo e heptatlo). Participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Sydney, na Austrália, em 2000, ainda em representação de São Tomé e Príncipe na prova de 100 metros barreiras. Em 2001 termina o processo de nacionalização e passa a representar Portugal em várias provas europeias. No Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena, em 2002, ganha o título de vice-campeã da Europa de Pentatlo.
Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, ficou na 13.ª posição. No inverno desse mesmo ano, Naide não só bateu o recorde nacional, mas também se sagrou campeã mundial de Pentatlo em pista coberta.
Depois de ganhar o título de campeã do mundo de atletismo de pista coberta no salto em comprimento, em 2008, classifica-se para os Jogos Olímpicos de Pequim. Apesar de ser favorita à conquista da medalha de ouro e em excelente forma física, não consegue chegar à final.
Em 2010, vence a medalha de prata no Campeonato do Mundo de pista coberta disputado em Doha, no Qatar.
Em Agosto deste ano, a atleta do Sporting cumprirá a sua quarta participação nos Jogos Olímpicos, em Londres.
Distinguida o ano passado com o Globo de Ouro de Melhor Desportista Feminino, após cinco nomeações, Naide Gomes encontra-se mais uma vez nomeada nesta categoria, juntamente com as atletas Ana Dulce Félix (atletismo), Telma Monteiro (judo) e Teresa Portela (canoagem).