
Maria de Medeiros
CARAS
Filha do maestro António Vitorino de Almeida, Maria de Medeiros nasceu em Lisboa a 19 de agosto de 1965 e estreou-se no cinema em 1982 com a participação no filme Silvestre, de João César Monteiro.
É a mais internacional das atrizes portuguesas tendo participado em filmes como Henry e June, de Philip Kaufman, no qual contracena com Uma Thurman e Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, em que faz de namorada de Bruce Willis.
Destacam-se também as participações em A Divina Comédia, de Manoel de Oliveira e Três Irmãos, de Teresa Villaverde que lhe valeu os prémios de Melhor Atriz nos Festivais de Veneza e de Cancun.
Estreou-se como realizadora com Capitães de Abril, em 2000, um filme que lhe valeu dois Globos de Ouro no ano seguinte: o de Melhor Filme e Melhor Atriz de Cinema.
Com uma carreira de 30 anos, Maria de Medeiros tem um vasto percurso como atriz de cinema, teatro e televisão. Atriz, cineasta, encenadora, e, mais recentemente cantora, Maria de Medeiros foi a primeira portuguesa a ser nomeada Artista da UNESCO para a Paz em 2008.
Está nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema pelo seu papel da protagonista Maria, em Viagem a Portugal, de Sérgio Tréfaut.
Radicada em Paris, Maria de Medeiros é casada com o cenógrafo espanhol Agustí Camps, com quem tem duas filhas, Júlia e Leonor.
Na mesma categoria estão nomeadas Anabela Moreira, Beatriz Batarda e Rita Blanco.