Armindo Araújo nasceu em Santo Tirso a 1 de setembro de 1977. Nos anos 90 surgiu a paixão pelas corridas e tinha o sonho de fazer o Dakar sobre duas rodas, mas foi no automobilismo que se sagrou bicampeão na categoria de Produção (Production Car World Rally Championship – PWRC).
A sua primeira participação em ralis acontece quase por brincadeira, em 2000, em Montelongo. A esta incursão de sucesso pelos carros seguiu-se o Campeonato Nacional de Iniciados, que venceu logo nesse ano. Depois de conquistar as suas primeiras vitórias ao volante de um Citroën, o piloto troca a marca francesa pela Mitsubishi, no final de 2004. Depois de quatro anos a liderar o campeonato nacional, chegou então a altura, em 2007, de Armindo Araújo rumar para as competições internacionais com a participação no Production Car World Rally Championship (PWRC). Apesar dos dois primeiros anos não terem sido fáceis, o piloto, natural de Santo Tirso, não desistiu e continuou a competir no PWRC, decisão que acabou por dar os seus frutos, pois sagrou-se campeão em 2009, igualando a proeza de Rui Madeira que subiu ao lugar cimeiro deste pódio 14 anos antes. Em 2010, Armindo Araújo repete a vitória tornando-se assim bicampeão do mundo nesta categoria.
Depois de quatro anos a liderar o campeonato nacional, o piloto tornou-se oficial na Mini em fevereiro deste ano, garantindo a presença em todas as provas do Campeonato do Mundo de Ralis 2012. No passado mês de março, terminou o Rali do México em 7.º lugar.
Armindo Araújo está este ano pela segunda vez nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Desportista Masculino. Na mesma categoria estão nomeados Cristiano Ronaldo (Futebol), Hélder Rodrigues (Motociclismo) e João Pina (Judo).
Melhor Desportista Masculino: Armindo Araújo
Esta é a segunda vez que o piloto está nomeado para os Globos de Ouro.