Fernando Gui de SamPayo de Sousa e Alvim, conhecido apenas por Fernando Alvim, nasceu em Cascais, a 6 de novembro de 1934. O primeiro contacto com a música aconteceu pela mãe, que tocava piano e depressa o habituou a assistir a concertos, enquanto o pai preferia que ele se dedicasse aos estudos e tirasse um curso superior.
Aos 18 teve as primeiras aulas de viola com o professor Duarte Costa. Aos 24, e já com três de carreira, frequentou um curso com o guitarrista Emílio Pujol. Tocava como acompanhante em casas de fado amador, mas também se interessou por outros estilos musicais como o jazz e a bossa nova.
Teve depois um programa de música – Nova Onda – na Emissora Nacional, que acabou por dar o nome ao grupo que formou com outros músicos e que deu origem ao Conjunto Mistério. Vicente da Câmara, Teresa Tarouca e Hermano da Câmara eram algumas das vozes que por esta altura Fernando Alvim acompanhava.
Em 1959 o seu trabalho começou a ganhar mais projeção, com o início de uma parceria com Carlos Paredes. Um ‘casamento’ que durou 24 anos e que os fez levar o nome e o talento português a todo o mundo.
Paralelamente, tocava no Hot Club, fez parte do programa de televisão Zip-Zip, fundou o Conjunto de Guitarras de Fernando Alvim, em 1969, e ainda gravou um disco com João Maria Tudela.
Mais recentemente, Alvim acompanha à viola guitarristas como João Torre do Vale, António Chainho e Pedro Caldeira Cabral. Também participou no disco A Guitarra e as Outras Mulheres (Teresa Salgueiro, Elba Ramalho, Nina Miranda, Filipa Pais, Marta Dias e Ana Sofia Varela), de António Chainho.
Fernando Alvim é considerado um dos grandes mestres da viola em Portugal. Em 2011 lançou o Fados & Canções do Alvim, um CD com fados e músicas que compôs ao longo da sua carreira. Ana Moura, António Zambujo, Camané, Carlos do Carmo, Carminho, Cristina Branco, Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Raquel Tavares e Rui Veloso são apenas alguns dos artistas que participam neste trabalho. As letras das músicas ficaram a cargo de autores como João Monge, Amélia Muge, Manuela de Freitas, Tiago Torres da Silva e até a própria mulher de Fernando Alvim, Rosarinho.
O músico está nomeado para o prémio de Melhor Intérprete Individual na XVII Gala dos Globos de Ouro, justamente com Fados & Canções do Alvim. Jorge Palma (com o CD Com Todo o Respeito), Luísa Sobral (com o CD The Cherry on my Cake) e Sérgio Godinho (com o CD Mútuo Consentimento) são os outros nomes indicados para este Globo.
Melhor Intérprete Individual: Fernando Alvim
Nomeado com o CD ‘Fados & Canções do Alvim’.