A seleção portuguesa de futebol venceu hoje a Holanda por 2-1, com “bis” de Cristiano Ronaldo, e qualificou-se para os quartos de final do Euro2012, fase em que vai defrontar a República Checa, quinta-feira, em Varsóvia.
Rafael van der Vaart ainda adiantou os holandeses, aos 11 minutos, mas o capitão luso respondeu com um “bis”, aos 28 e 74 minutos, permitindo a Portugal ser segundo do Grupo B, atrás da Alemanha, que venceu a Dinamarca por 2-1.
Portugal terminou com seis pontos, contra nove dos alemães, que vão defrontar a Grécia nos “quartos” (sexta-feira, em Gdansk), três da Dinamarca e nenhum da Holanda.
A seleção portuguesa de futebol tornou-se hoje a única que ultrapassou a fase de grupos em todas as presenças na fase final do Europeu, estatuto que partilhava precisamente com a Holanda, que hoje afastou (2-1).
Desde que, a partir de 1984, passaram a seguir em frente os dois primeiros classificados de cada agrupamento – dois grupos até 1992 e quatro depois de 1996 -, só Portugal conta por apuramentos as presenças, num total de seis.