De acordo com os médicos que estão a acompanhar a situação clínica de Manoel de Oliveira, o realizador encontra-se “estável”, embora com “prognóstico reservado a médio prazo”.
O cineasta, de 103 anos, foi internado esta sexta-feira, 13 de julho, no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho – e não no Hospital da Arrábida como tinha avançado a filha, Adelaide Trêpa – com problemas nos pulmões que lhe causaram insuficiência respiratória.
O diretor do serviço de cardiologia desta instituição, Vasco Gama Ribeiro, adiantou ainda que Manoel de Oliveira já tinha sido hospitalizado há três dias, “tendo recebido choques cardíacos que melhoraram o seu estado”. O médico esclareceu que o realizador de Aniki Bobo “tem dois stents e um pacemaker” e que, devido à sua idade avançada, “é necessário alguma cautela”. “Corre mais risco de vida do que um jovem com o mesmo problema, mas não prevê um desenlace fatal”, concluiu.
Durante a conferência de imprensa, os médicos garantiram que Manoel de Oliveira deverá ter dentro de menos de uma semana e revelaram que este se mostra impaciente para sair por ter “muita coisa para fazer”.
Manoel de Oliveira encontra-se “estável”
O cineasta deverá ter alta dentro de uma semana.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites