Depois de mais de três anos a lutar pela guarda dos filhos e de várias acusações feitas pela ex-mulher, Usher decidiu falar, pela primeira vez, de todo o processo no programa norte-americano Oprah’s Next Chapter. “Foi a única vez que decidi falar disto. Tenho sido um homem íntegro durante todo o processo, espero que os meninos me entendam. Este é o caminho a percorrer. Esta é a minha maneira de ser”, afirmou o músico de 33 anos.
O rapper explicou a Oprah Winfrey que tinha planeado casar-se em julho de 2007 com Tameka Foster, quando esta estava grávida de cinco meses de Naviyd, mas que o casamento foi cancelado porque a sua mãe se recusou a ir à cerimónia. Uma semana depois o ex-casal decidiu trocar alianças numa cerimónia privada. “Eu queria dar-lhe o casamento que ela queria. Mas não estava pronto”, admitiu Usher.
O cantor revelou que se apercebeu que o casamento estava condenado antes do nascimento do segundo filho. “Quando tivemos o Usher V, senti que era o momento mais incrível da minha vida. Não podia estar mais feliz. Depois disso comecei a sentir-me inseguro e senti que ela [Tameka Foster] não estava a lidar bem com a situação de ser casada com o Usher e com tudo o que isso implicava”, afirmou o cantor que já vendeu mais de 44 milhões de discos em todo o mundo.
“É difícil ser casado”, desabafou Usher, adiantando que não soube dar a volta à falta de comunicação e a todos os problemas relacionados com o facto de ser casado com uma celebridade.
O ex-casal ainda tentou salvar o casamento fazendo terapia mas, em junho de 2009, o cantor decidiu pedir o divórcio. A partir daí começou uma longa e turbulenta disputa pela guarda dos filhos.
Durante o julgamento, Tameka acusou Usher de a ter traído e de ser um pai ausente. Usher sentiu-se especialmente incomodado com a acusação de ser um pai ausente porque ele próprio cresceu sem pai.“Ela pode acusar-me de ser ausente por ter de trabalhar, esta pode ser a sua definição de ausente”, explicou. “Mas não, eu não sou de todo um pai ausente”, garantiu o cantor, afirmando que “não ter tido um pai presente não é motivo para não ser um bom pai” e que até pode significar o contrário, visto que, assim já sabe o exemplo que não quer dar aos filhos.
Usher e Tameka Foster envolveram-se numa batalha judicial pela custódia dos dois filhos Usher V, de quatro anos, e Naviyd, de três, que apenas terminou no dia 24 de agosto de 2012 com o juiz a entregar a guarda das crianças ao cantor.
Usher fala pela primeira vez sobre a luta pela custódia dos filhos
Durante mais de três anos, o cantor e Tameka Foster lutaram em tribunal pela guarda dos filhos.