O novo filme do realizador foi apresentado, em pré-estreia, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, numa ação integrada na Capital Europeia da Cultura e que contou com a presença de Manoel de Oliveira e dos atores Claudia Cardinale, Leonor Silveira e Ricardo Trêpa. “Agradeço imenso por terem a coragem de ver este filme“, disse Manoel de Oliveira que foi aplaudido de pé por todos.
Sorridente, a diva do cinema europeu, que se estreou aos 74 anos a trabalhar com o realizador português, afirmou: “É uma honra trabalhar com o Manoel de Oliveira e com estes atores. O filme foi feito em pouco tempo porque o Manoel tem uma energia extraordinária. Já estreou em Veneza e foi um triunfo.” Em O Gebo e a Sombra, Claudia Cardinale dá vida a Doroteia, uma mulher que descreve com sendo “triste”.
Atriz de eleição de Manoel de Oliveira, com quem se estreou em 1988, Leonor Silveira aproveitou os minutos em palco para homenagear o seu mestre. À CARAS, a atriz contou que “como artista e amigo ele merece todas as homenagens. É uma honra e uma dádiva poder fazer um flme com ele“. Sobre as filmagens de O Gebo e a Sombra, afirmou: “Foi extraordinário fazer este filme. Ver o Manoel a trabalhar é fantástico e ele trata-nos como família, é muito agradável. Temos todos uma grande interação artística e criamos uma simbiose muito especial”.
O Gebo e a Sombra resulta da adaptação da peça de teatro de Raul Brandão e conquistou o Festival de Cinema de Veneza, onde foi apresentado no início deste mês. Michael Lonsdale, Jeanne Moreau e Luís Miguel Cintra também participam nesta longa-metragem que tem estreia marcada em Portugal a 11 de outubro.
Manoel de Oliveira estreia novo filme com Claudia Cardinale
Claudia Cardinale, Leonor Silveira e Ricardo Trêpa estiveram ao lado de Manoel de Oliveira na pré-estreia de 'O Gebo e a Sombra' na Capital Europeia da Cultura.