O ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas afirmou hoje no final da tomada de posse dos novos secretários de Estado que teve um mandato “muito gratificante”, mas que agora é altura de “descansar”.
“Foi muito gratificante, mas agora vou descansar”, disse o até agora titular da pasta da Cultura aos jornalistas, ao atravessar em passo rápido a Sala das Bicas, no Palácio de Belém, após a tomada de posse de três novos membros do executivo PSD/CDS: Manuel Rodrigues (secretário de Estado das Finanças), João Grancho (Ensino Básico e Secundário) e Jorge Barreto Xavier (Cultura).
Francisco José Viegas abandona o Governo ao fim de 16 meses por motivos de saúde.
Sociedade Portuguesa de Autores: Novo secretário de Estado da Cultura tem “qualidades e experiência”
O novo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que hoje tomou posse, tem “qualidades e experiência que podem ser vitais” para o cargo, disse o presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
José Jorge Letria sublinhou que Barreto Xavier “vem da gestão cultural, tem uma carreira feita na organização e gestão cultural com responsabilidades públicas” e considerou que neste sentido “tem um perfil mais adequado que o anterior secretário de Estado”, o escritor Francisco José Viegas.
“Reconheço em Jorge Barreto Xavier qualidades e experiência que podem ser vitais, resta saber se tem condições políticas e orçamentais para levar a secretaria de Estado mais além”, disse o presidente da cooperativa de autores.
Gabriela Canavilhas: Jorge Barreto Xavier é “um técnico com muita experiência”
A pianista Gabriela Canavilhas, ex-ministra da Cultura e atual deputada do Partido Socialista, disse à Lusa que o novo secretário de Estado da Cultura é “um técnico com muita experiência em políticas culturais públicas”.
Jorge Barreto Xavier toma hoje posse como secretário de Estado da Cultura, sucedendo a Francisco José Viegas que se demitiu do cargo “por razões de saúde”.
“Esta nomeação clarifica a verdadeira natureza das motivações que levaram Jorge Barreto Xavier à auto demissão do cargo de diretor geral das artes do anterior Governo socialista”, disse Canavilhas, antiga titular da pasta da Cultura.
Francisco José Viegas: “Foi muito gratificante, mas agora vou descansar”
O ex-secretário de Estado demitiu-se por motivos de saúde.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites