Iker Casillas veste a camisola do Real Madrid e Xavi Hernández a do Barcelona, dois clubes espanhóis rivais. Mas os dois atletas não se deixam levar pelas animosidades clubísticas e, fora das quatro linhas, são amigos. Aliás, também acontece que o sejam dentro de campo, quando ambos defendem as cores da seleção espanhola. E por conseguirem ter uma relação tão saudável, Iker e Xavi serão homenageados esta sexta-feira, 26 de outubro, no Teatro Campoamor, em Oviedo, durante a entrega dos Prémios Príncipe das Astúrias. “Iker e Xavi mantêm uma forte amizade desde que venceram o mundial de sub-20 da Nigéria ao serviço da seleção e com o passar do tempo essa relação tem-se tornado mais forte, ultrapassando as rivalidades e as paixões [clubísticas]”, afirmou Joseph Blatter, presidente da FIFA, no dia em que propôs que os dois atletas fossem distinguidos.
Esta é a segunda vez em 32 anos de entrega destes prémios que os vencedores se repetem, uma vez que Casillas e Xavi já foram distinguidos como jogadores da seleção espanhola que ganhou o Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul, em 2010.
“É um momento de orgulho pessoal que o meu nome esteja junto de outros com Indurain, Arantxa Sánchez-Vicario, Fernando Alonso, Rafael Nadal… Todos desportistas de elite a nível nacional e internacional. Sinto-me muito orgulhoso”, escreveu o guarda-redes do Real Madrid na página de internet do clube, referindo-se a todos os atletas que já foram homenageados com este galardão.
Prevê-se que esta noite Iker Casillas se faça acompanhar pela namorada, Sara Carbonero, os familiares mais próximos, o vice-presidente do Real Madrid, Fernando Fernandez Tapias, e o diretor de relações institucionais, Emilio Butragueño. Já Xavi Hernández deverá viajar para Oviedo na companhia dos pais e do presidente do Barcelona, Sandro Rosell.
Iker Casillas e Xavi Hernández: Amizade distinguida nos Prémios Príncipe das Astúrias
Os dois futebolistas vão ser premiados por manterem “uma amizade que supera a rivalidade das suas equipas".