Quarto dos seis filhos de um casal americano de classe média perfeitamente comum – a mãe, Carol, é dona de casa e fundou o Carol M. Baldwin Breast Care Center depois de ter sobrevivido a um cancro da mama, o pai, Alexander, era professor de História e treinador de futebol americano – William Baldwin, de 49 anos, tornou-se ator, tal como os seus irmãos Alec, Daniel e Stephen. Estreou-se em Nascido a 4 de Julho, onde contracenou com os irmãos Daniel e Stephen, mas também com Tom Cruise, e da sua vasta filmografia constam ainda títulos como Mar de Chamas, com Kurt Russell, e Presa Fácil, ao lado de Cindy Crawford. A vida em Hollywood, porém, não mudou a sua essência, pois diz que a família continua a ser o seu principal pilar.
Casado há 17 anos (e depois de quatro de namoro) com Chynna Phillips, também atriz e vocalista do extinto grupo Wilson Phillips, o ator, que podemos ver atualmente nas séries Gossip Girl e Parenthood, contou à CARAS qual o segredo da sua estabilidade emocional: “Mais do que um segredo, acho que é a química que nos mantém juntos há 21 anos. Temos sorte de nos termos encontrado, mas também trabalhamos para conservar o que construímos. É preciso cuidar ternamente, e constantemente, do nosso jardim. Estou sempre a perguntar à Chynna: O que é que precisas de mim que não estás a receber?”
William, que encara a paternidade como o seu mais importante papel, falou-nos, também, da educação dos três filhos, Jameson, de 12 anos, Vance, de dez, e Brooke, de oito. “Não queremos ter filhos perfeitos, mas queremos dar-lhes as coisas maravilhosas que tivemos na nossa infância, e também o que não tivemos. Felizmente, estou numa posição de dar aos meus filhos o que o meu pai não nos pôde dar, porque ganhava 19 mil dólares por ano e tinha seis filhos para criar! Nunca havia dinheiro para nada, nunca íamos de férias, nem comíamos em restaurantes… Nunca tivemos qualquer tipo de luxos. Portanto, só o simples facto de poder pôr os meus filhos num avião e levá-los de férias, a pescar ou esquiar, é algo maravilhoso. Mas que não tomo por garantido! Tento não os estragar com mimos e, apesar de ser um pai carinhoso e presente, também sou disciplinador.”
Licenciado em Ciências Políticas, William enveredou pela Sétima Arte por influência do irmão mais velho, Alec. “Quando eu estava a estudar ele já tinha muito sucesso. Eu pensava terminar o curso e fazer carreira na política, mas nas saídas com o meu irmão fui conhecendo pessoas que me abriram as portas de Hollywood. Na altura, fiquei muito motivado e inspirado pelo sucesso dele e arrisquei”, conta, mostrando-se orgulhoso da carreira do irmão: “Ele é um ator de sucesso, dos poucos, em toda a história da indústria do entretenimento, a ser nomeado ou galardoado com um Globo de Ouro, um Emmy, um Óscar e um Tony.”
Convidado para ser o rosto da campanha deste outono/inverno da Sacoor Bros., William diz que nunca esteve em Portugal, mas que planeia fazê-lo em breve. “Já me disseram que é um país romântico e muito charmoso. Tenho andado por perto, por Espanha, mas ainda não surgiu a oportunidade de visitar Portugal. Quando o fizer, vou começar por Lisboa, estou muito curioso”, rematou o ator.
Casado há 17 anos, William Baldwin assume ser um homem de família
Nestas fotos, feitas para o catálogo outono/inverno da marca portuguesa Sacoor Bros., William Baldwin mostra, aos 49 anos, estar em grande forma e muito à vontade no papel de modelo.