A vencedora da iniciativa anual da revista ACTIVA é Margarida Martins. O prémio foi entregue esta segunda-feira pela primeira-dama, Maria Cavaco Silva, numa cerimónia que teve lugar em Lisboa.
Margarida Medina Martins é vice-presidente da Associação de Mulheres Contra a Violência, da Associação Portuguesa para a Prevenção e Abuso de Crianças e Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e da Associação Plataforma Internet Segura. Foi pioneira na criação de serviços especializados na área da saúde mental, bem como centros de atendimento e casas de abrigo na área da violência doméstica. Nos anos 90, não havia em Portugal dados sobre a violência contra as mulheres e crianças, nem esta temática era vista como uma violação grave de direitos . A violência doméstica era encarada como algo do foro privado, não como um problema de toda a sociedade. Aliando-se a várias sobreviventes deste flagelo, Margarida Martins decidiu que era necessário criar uma instituição que defendesse e apoiasse as mulheres, dando-lhes, entre outras coisas, uma casa onde pudessem refugiar-se.
Durante os 20 anos de vida da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMVC) tem apoiado muitas mulheres.
Em 2010 foi distinguida com o Prémio Gulbenkian Beneficência.
A escolha do Prémio Mulher ACTIVA, que tem o valor de 15 mil euros, ficou a cargo de uma Comissão de Notáveis composta pelo Prof. Dr. Gentil Martins, o Padre António Vaz Pinto, António Pires de Lima, Bárbara Guimarães, Manuela Eanes, Maria da Glória Garcia, Maria José Ritta, Mercedes Balsemão e Sofia Carvalho.
Margarida Martins vence Prémio Mulher ACTIVA
O prémio tem o valor de 15 mil euros.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites