Foram dias únicos na minha vida. De muito trabalho e de muita aprendizagem. O convite para fazer um documentário de 50 minutos sobre o Projecto de Restauração da Gorongosa, com a equipa responsável pelos melhores e mais premiados documentários do mundo sobre vida selvagem, entre eles o grande realizador Bob Poole (National Geographic, Discovery, BBC, etc.) deixou-me muito feliz e ao mesmo tempo com um nervoso miudinho! Quem me fez o desafio foi o próprio Greg Carr, filantropo norte-americano (que fez fortuna por ter inventado o voicemail) que decidiu que grande parte do seu dinheiro seria aplicada na defesa e na promoção dos Direitos Humanos e dos animais. Numa das suas viagens apaixonou-se pelo Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, que noutros tempos era o local ideal para as férias das estrelas de Hollywood, que podiam fazer maravilhosos safaris e testemunhar aquele que é considerado, do ponto de vista ecológico, o parque mais diversificado do mundo. Os 16 anos de conflito armado fizeram desaparecer 95 por cento da fauna bravia e milhares de animais foram mortos por diferentes razões. Greg Carr tem um sonho e está a torná-lo realidade: devolver ao parque a beleza dos tempos dourados, melhorando as condições de vida das populações que vivem em seu redor.
Em 2006, no início do projeto, fui fazer uma reportagem para o programa Príncipes do Nada sobre o sonho do Greg. Passados sete anos, pude comprovar que o sonho e a promessa de Greg e da sua equipa está mesmo a concretizar-se! E a sensação é maravilhosa. Há pessoas no mundo que podem realmente fazer a diferença, pequenas ou grandes diferenças, são sempre diferenças para melhor! Através deste documentário, irei mostrar às pessoas o verdadeiro papel de um turista que visita o parque. Como se pode divertir e aprender e ao mesmo tempo contribuir para a conservação e a criação de emprego. O rendimento do turismo é a chave para fazer da Gorongosa, no futuro, um parque autossustentável. O Projecto de Restauração do parque visa desenvolver as atividades na área do ecoturismo, recuperar o ecossistema, estudar a complexa teia de vida da Gorongosa e ajudar as comunidades mais próximas a sair da pobreza, prestando assistência aos camponeses, implantando programas educacionais e de cuidados de saúde.
Um orgulho e uma verdadeira oportunidade de ver fazer o bem! Espero que gostem quando for exibido, entre outras estações, na RTP!
A aventura de Catarina Furtado no Parque da Gorongosa
A apresentadora esteve no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, a rodar um documentário que será exibido na RTP.