À semelhança dos anos anteriores, Cascais voltou a mostrar por que é considerado um dos melhores locais para se fazer vela no nosso país. O Cascais Vela 2013 juntou centenas de velejadores e amantes desta modalidade numa regata que durante três dias coloriu a baía com diversas classes de embarcações em competição. Apesar do espírito de competição presente em cada equipa, o convívio é fundamental e, por isso, o Clube Naval de Cascais, organizador do evento, fez questão de oferecer um jantar a todos os participantes e apaixonados da vela, seguido da festa Bye Bye Summer. Durante o jantar, foi ainda assinalado o 75.º aniversário do Clube Naval, que se comemora este ano, para orgulho dos seus membros, como é o caso de Miguel Horta e Costa, comodoro do clube: “Este ano é muito especial, pois o clube faz 75 anos. É uma data muito importante, são 75 anos de glórias e de referência na vela, em Cascais e em Portugal. Chegamos a esta data com muito orgulho no palmarés desportivo que temos tido, com uma participação notável nos Jogos Olímpicos e com figuras que ficarão para sempre ligadas à vela. Estamos muito orgulhosos destes 75 anos, celebrados com um conjunto de manifestações. Este jantar é uma delas.” Apaixonado por vela, que pratica sempre que possível, Miguel Horta e Costa contou ainda que acompanhou toda a prova: “Correu lindamente e o tempo ajudou imenso. Estamos todos muito satisfeitos com este evento. Nestes dias, tenho sempre imensa vontade de regressar ao mar [risos].”
Igualmente satisfeito com este evento e com a promoção que traz a Cascais estava o presidente da Câmara, Carlos Carreiras: “Esta regata já faz parte da tradição de Cascais, mas esta noite é também uma forma de agradecimento a todos os homens e mulheres que têm colocado o Clube Naval de Cascais no lugar que ele hoje tem, já que é uma referência a nível internacional. Este evento tem vindo a afirmar-se ano após ano e é também uma forma de mostrarmos que a nossa vila está preparada para tudo, já que este fim de semana, além dos barcos, juntámos também os carros clássicos, com o Cascais Classic Motorshow. Cascais tem estado cheio e isso deixa qualquer cascalense orgulhoso.”
Tal como o presidente da Câmara, Jaime de Lavradio não é praticante de vela, mas é apoiante de todos os eventos que possam promover Cascais: “Tenho acompanhado o Clube Naval de Cascais, já que moro aqui ao lado há 50 anos, mas não sou praticante de vela. Fui-o em África, há muitos, muitos anos. Mas tenho uma relação de amizade com as pessoas que fazem parte deste clube e da minha casa vejo a regata. Cascais tem condições excecionais para se praticar este desporto e, felizmente, temos conseguido tirar partido disso.”
Clube Naval de Cascais celebra 75 anos e junta amantes da vela em noite de festa
“Estamos todos muito satisfeitos com este evento. Nestes dias tenho sempre imensa vontade de regressar ao mar.” (Miguel Horta da Costa)
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites