No passado mês de abril, Eunice Muñoz, de 85 anos, foi submetida a uma operação para remoção de um tumor na tiroide. Depois disso, fez tratamentos de quimioterapia, que já terminou, e tem ainda pela frente entre dois a três meses de recuperação. No entanto, no último dia 10, a atriz, sempre atenta ao que se passa no universo do teatro, não quis perder a estreia da peça O Tempo e a Ira, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, em Cascais, e, apesar da sua aparência um pouco mais frágil, mostrou a sua habitual boa disposição.
“Sinto-me muito bem e estou esperançada. Já acabaram os tratamentos de quimioterapia e agora tenho de tratar da voz”, explicou, com algum esforço, pois como consequência da operação ficou com alguma rouquidão e uma certa dificuldade em falar. “Durante a operação o médico percebeu que tinha de tocar numa das cordas vocais e foi isso que me afetou a voz”, esclareceu.
Recorde-se que depois da operação Eunice ainda continuou a gravar a novela da TVI Destinos Cruzados, mas que em junho acabou por desistir do seu papel, pois os médicos aconselharam-na a diminuir o ritmo de atividade, para fazer os períodos de repouso necessários após os tratamentos de quimioterapia. Neste momento, porém, garante que tem “muitos projetos” em mente e adianta, em tom brincalhão: “Sinto muita falta de trabalhar. O trabalho é o meu alimento, o meu chá com torradas.”
A saúde da consagrada atriz, que em 2011 comemorou 70 anos de carreira, já tinha sofrido um forte embate em maio de 2012, quando partiu os dois pulsos e fez uma lesão na cervical, na sequência de uma queda durante os ensaios da peça O Comboio da Madrugada, de Tennessee Williams, no Teatro Nacional D. Maria II.
Eunice Muñoz, depois de ter terminado a quimioterapia: “Sinto-me esperançada”
Apesar de ainda estar a recuperar da operação à tiroide e dos tratamentos de quimioterapia, a atriz assistiu à estreia da peça 'O Tempo e a Ira’ na companhia de uma das netas, Lídia.