Stacey Kent é um dos nomes incontornáveis do mundo do jazz e esteve em Portugal no passado mês de outubro para apresentar o seu 10º álbum, The Changing Lights, uma homenagem à língua portuguesa. A cantora, de 48 anos, é fã do nosso país e escolheu precisamente o espetáculo da sua digressão no Grande Auditório do CCB para gravar o videoclipe do seu primeiro single, One Note Samba. Stacey falou com a CARAS a propósito da sua passagem pelo nosso país.
Quantas vezes já visitou Portugal?
Já estive em Portugal várias vezes, algumas para tocar, outras para passear e passar o tempo. Como temos dias livres entre os espetáculos na Europa, eu e o meu marido [Jim Tomlinson] gostamos de viajar por Portugal.
O que é que mais gosta no nosso país?
O que mais me fascina é a luz. É uma luz parecida à do Colorado [Estados Unidos]. Gosto de viajar pelo país para conhecer as aldeias e cidades. Além disso, tenho muitos amigos em Portugal.
É fã da gastronomia portuguesa?
Sim, gosto muito, em Portugal come-se muito bem. Por exemplo, peixe, verduras, melão e polvo.
Qual é a sua cidade favorita?
Já fomos a várias cidades para dar concertos, mas adoro Lisboa. É a cidade mais central e é perfeita porque tem muita oferta de atividades culturais. Há facilidade em conhecer a cidade e a comunidade é muito simpática. Sou uma pessoa que gosta de caminhar e a cidade de Lisboa dá-me esse prazer, ao contrário de outras cidades da Europa, por serem muito grandes.
Esteve em Portugal no passado mês de outubro para apresentar o seu 10.º álbum, The Changing Lights. Acha que está a ser bem recebido pelos portugueses?
Acho que há uma ligação muito forte dos portugueses com este disco. A criação deste CD teve por base a saudade. Tem uma intensidade muito grande das emoções, mas também de tranquilidade. Podemos testemunha-las na cultura e na poesia e Portugal tem essa ligação.
The Changing Lights foi o segundo álbum mais vendido na quarta semana de outubro. O que pensa sobre isso?
Estou sem palavras. Esta ligação com Portugal é tão pessoal que me deixa encantada. É uma notícia ótima. O disco tem sido um sucesso por todo o mundo e estou muito feliz porque este processo de o apresentar ao público é muito bom. E quando isso acontece nos países do nosso coração, é ainda mais especial. É algo inexplicável, uma honra.
Como é que surgiu a ideia de gravar o videoclipe One Note Samba em Portugal?
Foi uma delícia. Eu já conhecia o Tiago [Mata Angelino], é um realizador muito profissional. Passou o dia inteiro connosco a filmar enquanto ensaiávamos para o concerto. Durante o espectáculo também fez parte da equipa, filmou momentos maravilhosos entre mim e o meu grupo. E foi o Tiago que teve a ideia de gravar o videoclipe no CCB, porque eu gosto muito deste auditório. A minha editora, a Warner, convidou-me a escolher um local para gravar o vídeo e eu disse logo que tinha de ser em Lisboa. Estou muito feliz com o resultado.
O que pensa do público português?
É um público muito caloroso, viaja comigo durante os concertos. Posso contar com os portugueses, porque estão lá sempre. Há uma ligação especial entre nós. Parece que os conheço há muito tempo.
O seu marido, Jim Tomlinson, já compôs várias canções para si. Como é trabalhar com ele?
É uma maravilha. Temos de arranjar uma forma de trabalharmos porque não é só uma questão de química. Há sempre uma boa conversa dentro e fora do palco. É facílimo trabalhar com ele, tenho muita confiança nele, na sua visão do mundo e da música. Eu tenho várias ideias, ele também, e gostamos de partilhá-las. Mas além da música, passar os dias com ele – no avião, no aeroporto, a passear – ajuda muito. É um prazer trabalhar com o Jim.
Aos 48 anos, sente-se realizada na música?
Sinto-me como se estivesse a voar, e vou continuar a partilhar as coisas que estou a fazer. Espero que um dia quando me fizerem as mesmas perguntas, possa responder a mesma coisa, porque ainda estou a aprender e a mudar. Quero continuar a melhorar e, sobretudo, a fazer música.
Stacey Kent revela: “Há uma ligação especial entre mim e o público português”
A cantora de jazz norte-americana esteve em Portugal no passado mês de outubro, onde deu concertos em cinco salas do país.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites