Talvez os nomes Ana Garcia Martins, de 32 anos, e Ricardo Martins Pereira, de 37, ainda sejam desconhecidos para muitas pessoas, mas se mencionarmos os blogues A Pipoca Mais Doce e O Arrumadinho, milhares de leitores e cibernautas identificam-nos de imediato. Há dez anos, Ana criou o blogue para poder escrever sobre o que realmente queria. Hoje, “a Pipoca” é um sucesso que já conta com mais de 35 milhões de visitas, o que permitiu a Ana deixar o jornalismo, tornar-se blogger a tempo inteiro e aventurar-se em novos desafios, como ser comentadora do programa Passadeira Vermelha, na SIC CARAS. Já Ricardo tem continuado a conciliar o seu emprego como jornalista na revista Sábado com a gestão do seu blogue e com o seu papel de comentador no canal CM TV. Estava previsto ser um dos comentadores do Passadeira Vermelha, mas esse projeto não irá concretizar-se.
Casados há três anos, a blogger e o jornalista foram pais de Mateus há cinco meses, que veio juntar-se a Henrique, de sete anos, filho de Ricardo.
Durante o fim de semana que passaram no Castelo da CARAS, no Crato, os dois posaram pela primeira vez com o filho e partilharam como estão a viver aquela que é a maior aventura das suas vidas: serem pais.
– Como têm sido estes primeiros meses do Mateus?
Ricardo Martins Pereira – Acho que o balanço é muito positivo. Estávamos um bocadinho assustados com os primeiros dias dele em casa, porque passámos umas quantas noites em claro com ele a berrar. Mas depois, aos dois meses, de um dia para o outro, começou a dormir a noite toda! E neste momento somos aqueles pais que têm um bebé santo que dorme dez horas por noite.
Ana Garcia Martins – Tem sido muito compensador ser mãe. Ter um bebé dá muito trabalho, mas depois tudo o resto é maravilhoso, como o simples facto de ele se rir para nós. E é ótimo apertar-lhe aquelas bochechas.
– Normalmente, os pais admitem que mudaram com o nascimento de um filho. Aconteceu o mesmo convosco?
Ricardo – Um filho traz-nos maturidade. Nós somos obrigados a crescer e temos mesmo de nos tornar pessoas muito mais altruístas. E penso que essa foi a grande mudança que ocorreu connosco. O amor que vem com o facto de sermos pais não implica esforço ou sacrifício, porque é algo natural, mas passamos para segundo plano, porque os filhos passam a ser as pessoas mais importantes da nossa vida.
Ana – Eu era uma pessoa muito centrada nas minhas coisas e na gestão do meu tempo e a partir do momento em que temos um bebé tudo isso passa a ser secundário. Obviamente que não deixámos de fazer as coisas de que gostamos e acho que os pais não se podem anular completamente só porque tiveram uma criança, mas agora o Mateus é a nossa prioridade e isso é uma coisa boa! Adoro tratar dele. Até mudamos fraldas a rir!
– Fazem então questão de continuar a ter tempo para os dois…
Ricardo – Continuamos a ter os nossos momentos a dois, até porque temos o apoio dos meus sogros, dos meus pais e dos meus irmãos. E assim todos ficamos a ganhar, porque nós temos tempo para fazer as nossas coisas e eles têm tempo para estar com o Mateus. Não nos sentimos sufocados com a rotina diária.
Ana – Também somos pais muito descontraídos e temos conseguido incluir o Mateus em muitas das coisas que fazemos. E é fácil continuarmos a ter tempo para os dois. Tentamos levar tudo com muita descontração.
Ricardo – Não gosto muito de partilhar as coisas boas relacionadas com o Mateus no blogue, porque já percebi que há muitas pessoas que convivem mal com a felicidade dos outros. Prefiro falar mais de assuntos da atualidade, por exemplo.
Ana – Tento encontrar o equilíbrio. Não exponho tudo o que se passa comigo, mas sei que os leitores que me seguem há tantos anos também gostam de ir sabendo como está a minha vida. Agora, há um outro lado da exposição que nos deixa mais vulneráveis aos comentários menos simpáticos e há pessoas que são capazes de dizer coisas muito cruéis. Como estamos numa fase de encantamento pelo nosso bebé, não queremos mesmo estar sujeitos a esse tipo de comentários.
– Mas a verdade é que o facto de terem blogues com tanto sucesso mudou as vossas vidas…
– Sim, e faço um balanço super positivo destes dez anos do blogue. Se assim não fosse não teria deixado já há dois anos o meu trabalho como jornalista para me dedicar em exclusivo ao blogue e não estou nada arrependida de ter tomado essa decisão. Quando trabalhamos nos nossos próprios projetos, vivemos tudo com mais entusiasmo e hoje sou uma pessoa muito mais realizada.
– A Ana é uma das comentadoras do programa Passadeira Vermelha, que vai ocupar as noites dos dias úteis no novo canal SIC CARAS. Está entusiasmada com este desafio?
– Ser comentadora da Passadeira Vermelha é a minha cara! Quando o convite surgiu fiquei mesmo contente. Estar na televisão vai ser um novo desafio que vou encarar com toda a seriedade. Mas vai ser divertido, de certeza!
Ana Garcia Martins e Ricardo Martins Pereira rendidos ao filho, Mateus, de cinco meses
Os responsáveis pelos blogues ‘A Pipoca Mais Doce’ e ‘O Arrumadinho’ visitaram o Castelo da CARAS com o filho.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites