Depois do sucesso de Marquesa de Alorna, em 2011, Maria João Lopo de Carvalho traz-nos agora um romance dedicado à heroica Padeira de Aljubarrota, que todos conhecem mas de cujos segredos e desejos poucos sabiam…até agora. Padeira de Aljubarrota – Mulher de Armas e Heroína de Portugal é dedicado a uma mulher corajosa que pode servir de inspiração. Maria João Lopo de Carvalho licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas. Foi professora de Português e de Inglês e trabalhou como copywriter em publicidade. Passou ainda pelas áreas de Educação e Cultura na Câmara Municipal de Lisboa. O seu primeiro best-seller, Virada do Avesso, foi publicado em 2000.
O LIVRO: “Aparição”
Este livro de Vergílio Ferreira é uma lição de escrita, de bom português, de profundidade narrativa. Saltou da estante ao acaso. Deixou-me rendida e maravilhada.
O RESTAURANTE: Rota das Sedas
Adoro o encanto da antiga escola primária junto ao Rato: as salas pequenas, o terraço debruçado sobre o jardim e o aconchego sempre familiar. Gosto de ver esticar as horas connosco à mesa. O tempo corre sem princípio nem fim.
O FILME: Todos de Woody Allen
Uma lição de bem pensar. Não ter sentido de humor é um pecado mortal…
A VIAGEM: Petra, Jordânia
O laranja incendiado de Petra. O Rio Jordão. São João Baptista e, do outro lado, Israel a olhar-nos nos olhos.
O MUSEU: Lisboa
Não há nenhum museu vivo que se lhe compare! Museu de luz. De inspiração. De cores. De cheiros. Nenhum outro lugar da história é tão belo.
A MÚSICA: Fado
A única música que não admite plural. Fado só há um. Pele e imortalidade.
O CONCERTO: Katia Guerreiro
Vi o concerto desta grande artista no Olympia, em Paris. Só o silêncio explica.
O ESPETÁCULO: “Grande Revista à Portuguesa”
Um musical de Filipe La Féria no Politeama. Tomara a Broadway ter lá disto!
O HOTEL: Intercontinental
Em qualquer parte do mundo. Há qualquer coisa que me faz sentir em casa. Os sorrisos, talvez…
A escolha de… Maria João Lopo de Carvalho
Foi professora e trabalhou como ‘copywriter’. ‘Virada do Avesso’ foi o primeiro ‘best-seller’. O mais recente é dedicado à Padeira de Aljubarrota.