Quando entrou na Chocolataria Equador, no Chiado, Cláudia Vieira exclamou: “Que cheirinho!” Ou não fosse o chocolate um dos seus maiores prazeres. Preparada para a sessão fotográfica, a atriz ficou radiante quando percebeu que iria posar de chocolate na mão. Nessa altura, não se inibiu de mostrar o seu lado mais guloso e trincou mesmo a tablete. “Ainda por cima é de chocolate negro, um dos meus preferidos”, acrescentou. E é caso para dizer que o chocolate lhe subiu, literalmente, à cabeça, já que recentemente pintou o cabelo com o tom Chocolate Noir 4.03, da coleção Chocolate Parisiense, da gama Excellence Creme da L’Oréal Paris.
Tendo como mote esta sua mudança de visual, a atriz conversou com a CARAS e partilhou alguns dos seus desejos para o ano que agora começa.
– Gosta de se ver com o cabelo mais escuro?
Cláudia Vieira – Esta não foi uma mudança de visual muito grande, porque na verdade esta cor é a mais parecida com o meu tom natural. E descobri que o meu cabelo é da cor do chocolate! Acho que é uma cor que tem tudo a ver comigo, e por ser um tom pintado fiquei com o cabelo mais bonito. É uma cor quente e deliciosa. Acho que me fica bem. E tem um nome maravilhoso!
– A verdade é que a Cláudia já usou madeixas mais claras, mas nunca deixou de ser morena…
– Pois não. E assumo-me como uma mulher morena, o que evidencia o meu lado latino e os aspetos mais fortes da minha personalidade.
– Portanto, para si está fora de questão tornar-se loira…
– Profissionalmente, tudo é possível, porque o corpo é a nossa matéria-prima. E sei que deveria estar preparada para uma mudança tão grande, mas não estou! [risos]
– Estamos numa chocolataria e durante esta sessão fotográfica percebeu-se que é uma mulher gulosa. O chocolate é um prazer do qual não abdica?
– Não abdico. Sou uma devoradora de chocolate e, por acaso, o chocolate negro é um dos meus preferidos. E ainda bem, porque é o que faz menos mal. E como chocolate de todas as formas e feitios. Gosto de um bom chocolate quente, de bombons, de croissants de chocolate, de bolo de chocolate… E podíamos continuar com a lista.
– E não se preocupa com a linha?
– Faço desporto e tento comer de forma equilibrada. Se comi muitos doces hoje, amanhã tento compensar e fazer uma alimentação mais regrada. Mas comer chocolates é viciante. Quanto mais se come, mais se quer comer. E comer a minha dose diária de chocolate deixa-me feliz. Mais do que um vício, é um prazer.
– O ano que passou foi muito importante para si no campo profissional. Regressou ao teatro com a peça Zorro e na novela Sol de Inverno interpreta uma das personagens mais complexas que teve até hoje. Sente que foi um ano de desafios superados?
– Sim, completamente. Foi um ano muito positivo. Experimentei fazer coisas diferentes, o que é muito importante para a nossa profissão. Foi um privilégio fazer o Zorro, porque é um musical com uma mensagem muito bonita. E tenho aprendido muito com a Andreia de Sol de Inverno. É uma personagem complexa e isso passou para o público. As pessoas dizem-me que não gostam da Andreia, porque é uma pessoa sem escrúpulos, capaz de tudo. E isso deixa-me feliz, porque é sinal de que o trabalho está a ser bem conseguido.
– E já tem novos projetos para 2014?
– Quero continuar a fazer televisão, porque preciso disso para me sentir realizada, mas gostava de fazer coisas diferentes. Adorava fazer cinema e mais teatro, e acho que isso vai acontecer. Acho que é essencial para um ator experimentar todos os formatos.
– E desejos pessoais para 2014? Gostava de se casar ou ter mais filhos?
– Ter mais filhos está nos nossos planos, mas não para 2014. Acho que vamos esperar mais um bocadinho. Sei que nunca é a altura certa, mas sinto que preciso de mais tempo para pensar num segundo filho. O casamento é que já não faz tanto parte dos planos…
– Quer dedicar-se mais a si enquanto mulher?
– Sim, e por isso é que gostava de esperar mais um bocadinho para ter o segundo filho. Apesar da minha prioridade ser sempre a minha filha [Maria, de três anos], sinto que é também muito importante cuidarmos de nós, alimentarmo-nos enquanto profissionais e pessoas.
– E há muitos aspetos que gostasse de melhorar na sua personalidade ou na sua vida?
– Há sempre muitos aspetos em que podemos melhorar. O meu objetivo é crescer todos os dias um bocadinho e enriquecer-me com aquilo que vou vivendo. Sinto que posso ser melhor profissional, melhor mulher, melhor irmã… E às vezes até parece que o dia é muito pequeno para tudo o que quero fazer.
– Gostava de ter uma vida mais rotineira?
– Não, não gostava, acho a rotina enfadonha. Contudo, confesso que gostava de ter um bocadinho mais de tempo para planear várias coisas. Mas já me habituei a viver assim e sou feliz.
– O Pedro tem uma vida igual à sua. Isso facilita ou complica a vossa gestão familiar?
– Nesse aspeto, o Pedro ainda é pior do que eu! Às vezes a nossa vida torna-se um caos, mas lidamos bem com isso.
Cláudia Vieira confidencia: “Não gostava de ter uma vida rotineira”
A atriz quis mudar a imagem e escureceu o cabelo. Este foi o mote para uma conversa com Cláudia Vieira, que fez o balanço de 2013 e partilhou os seus sonhos para o ano que agora começa.