A RTP comemorou 57 anos no passado dia 7 de março e para assinalar a data organizou a Gala Prémios Lumen, em homenagem à ficção nacional. Uma cerimónia que decorreu no Casino Estoril e que contou com a presença das caras da estação que, vestidas a rigor, desfilaram pela passadeira vermelha do evento. Uma festa de aniversário, de entrega de prémios e de muito convívio entre diretores, jornalistas, atores e apresentadores, e para todos aqueles que fazem esta estação, como disse a jornalista Sandra Felgueiras: “Esta festa é a de uma família muito bonita e unida. E para quem vive a televisão com a intensidade com que eu vivo a RTP, não é a segunda, mas a primeira casa. É aqui que nos encontramos, é um lugar de experiências de várias gerações. Esta é uma festa das pessoas que cá estão, mas também das que não estão e sem as quais seria impossível pôr esta máquina em funcionamento”. Entre os presentes estava também José Eduardo Moniz, que acompanhou a mulher, Manuela Moura Guedes, e lembrou que foi na estação pública que iniciou o seu percurso na televisão. “Foi aqui que aprendi a maior parte das coisas que sei fazer, que comecei como repórter, apresentador de Telejornal, entrevistador, diretor de programas… A minha jornada começou aqui e não me esqueço disso”, contou, sem querer comentar as notícias que dão conta de um suposto regresso à TVI.
Já dentro do Salão Preto e Prata teve início a gala, que contou com os discursos de algumas figuras que começaram a sua carreira na RTP, saíram e regressaram ao canal. Foram os casos de Catarina Furtado e de Manuela Moura Guedes, que apresenta neste momento o concurso Quem Quer Ser Milionário?, e lembrou: “O meu tempo confunde-se com o da RTP, pois demos os primeiros passos praticamente juntas.” A cerimónia prosseguiu com uma viagem desde os anos 50 até aos dias de hoje e, entre momentos de música e de comédia, foram entregues os Prémios Lumen que distinguiram nomes da representação e comédia como Herman José, Eunice Muñoz, Ivo Canelas, Luís Alberto, Pêpê Rapazote, Dalila Carmo, Isabel Abreu, Rita Blanco, Eduardo Madeira, Joaquim Monchique, Manuel Marques, Ana Bola, Maria Rueff e Maria Vieira.
No fim da noite, Alberto da Ponte, diretor da RTP, fazia um balanço positivo: “A festa correu bem, foi uma grande produção e fiquei muito contente por ver aqui as caras da RTP, o que demonstra uma coisa na qual sempre acreditei e que é o facto de a RTP ter pujança e ADN e poder seguir no caminho que está a seguir. São 57 anos de televisão, mas também de história de Portugal, como foi demonstrado neste espetáculo.”
Gala de aniversário e entrega de prémios reúne caras da RTP
Esta gala assinalou o 57.º aniversário da RTP e ainda homenageou a ficção nacional durante uma noite que proporcionou grandes momentos de convívio e diversão.