Natural de Guimarães, Pedro Chagas Freitas cedo percebeu que as palavras eram a sua vida. Licenciado em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa, tem mais de 20 obras publicadas, das quais a mais recente, Prometo Falhar, é um romance que parte da premissa de que “só podemos realmente amar alguém se assumirmos o compromisso de que, garantidamente, iremos falhar em algum momento da relação”.
Aos 34 anos, este professor universitário, cronista e guionista coordena sessões de escrita criativa por todo o país e já deu provas de que gosta de arriscar e romper com o estabelecido. Desde escrever um livro em direto, durante 24 horas sem parar, a fazer uma obra ao vivo ao longo de 2012 minutos, em 2012, Pedro Chagas Freitas continua a reinventar novas formas de escrever e comunicar com os leitores.
O FILME
Jeux d’Enfants
Este filme de Yann Samuel é uma pérola de humanidade e criatividade. Está magistralmente escrito, filmado e representado. As crianças e os adultos: quem são, o que querem, o que as move? Faz rir, chorar, questionar e amar. É possível pedir mais?
O LIVRO
O Estrangeiro
Um monumento com pouco mais de cem páginas. Quando se entra nesta obra de Albert Camus algo muda em nós definitivamente, sem exageros, tudo na dose certa – como se o autor quisesse mostrar o que é um grande narrador. É aquilo. Está lá tudo. Que inveja, pá.
O CD
Live at Wembley
Os Queen respiravam algo único e neste concerto a música e o ambiente dão-nos uma sensação de eternidade. O Freddie Mercury era um génio e havia uma espécie de universo novo a abrir-se quando eles se juntavam. Se tivesse estado em Wembley neste concerto teria chorado como um bebé.
O FIM DE SEMANA
Guimarães
É a cidade mais bonita que conheço – e o facto de ser de lá não tem qualquer relação com a escolha. Guimarães tem as coisas boas das cidades grandes (o rebuliço, a vida cultural intensa, a dinâmica) e as coisas boas das cidades pequenas (ligação entre as pessoas e das pessoas com a sua terra). É absolutamente perfeita para alguns dias de paz e desassossego.
O CONCERTO
Pearl Jam
Com a banda ou a solo, o Eddie Vedder tem uma alma gigantesca que transforma quem o ouve. Habituei-me muito cedo à sua voz, força e carisma portanto não perco nenhum concerto.
O RESTAURANTE
Restaurante da Montanha
No topo da Penha, tem uma vista deslumbrante sobre Guimarães e oferece comida típica do Minho, de qualidade, a preços muito acessíveis. Um achado.
BAR
Rádio
Fica na Baixa do Porto e é um lugar acolhedor, com música variada e um ambiente muito interessante. No verão tem uma esplanada fantástica, na parte de trás, onde se realizam concertos regularmente e é uma maravilha poder passar ali umas horas com os amigos.