Foi num dia chuvoso de inverno que Maria Barros, decoradora de interiores, nos abriu as portas do seu ateliê em Cascais. Casada com Rui Hipólito e mãe de dois filhos, Salvador, de 13 anos, e Clara, de dez, revelou à CARAS que é uma mulher feliz, completa e que a família está acima de qualquer coisa na sua vida.
– O Natal é uma época especial para si?
Maria Barros – Para quem tem filhos, o Natal torna-se ainda mais especial, por eles. Criam-se boas memórias, tiramos muitas fotografias, fazemos filmes e abrimos sempre os presentes só os quatro. Dispenso a abertura dos presentes em família, gosto mais de passar um bom serão a conversar e a jantar e aproveitar a companhia das pessoas, mas este Natal vai ser diferente, pois vamos os quatro para o Brasil. Nunca passámos a noite de 24 fora de Portugal, os meus filhos estão muito entusiasmados!
– Costuma mimar muito os seus filhos no Natal?
– Mimo imenso os meus filhos, mas acho que dar-lhes demasiados presentes não é necessariamente mimar, acho que é quase estragar. Não quero que eles cresçam sem saber dar o verdadeiro valor às coisas, por isso nunca fomos de esbanjar, nem no Natal nem no resto do ano.
– Como é a sua relação com cada um deles? Acredito que ter uma rapariga e um rapaz seja muito diferente…
– É muito diferente. Aprendemos muito sobre o outro sexo quando temos um filho do outro sexo, o Salvador desmistificou imensas coisas sobre o sexo masculino que eu não sabia. Quando se tem um filho rapaz há todo um universo que se abre e tu pensas: “Ah! Se eu tivesse sabido isto antes!” [risos]. Com as meninas é quase um reviver de nós próprias, dá-me uma satisfação enorme que ela seja um espelho do que eu já fui em criança, é muito engraçado, apesar de eu não lhe revelar isso. É bom vê-la
a dizer e a pensar coisas pelas quais eu já passei.
– E é uma mãe controladora, impõe muitas regras?
– Não, sou mais relaxada por natureza, mas tenho a sorte de o meu marido ser mais rígido e impor bastantes regras, por isso, acabamos por equilibrar as coisas, mas somos os dois da opinião de que as crianças precisam de regras para se sentirem seguras.
– Põe sempre a família em primeiro plano?
– Sempre, e tenho a sorte de o meu trabalho me permitir ter tempo para os meus filhos, sempre geri a minha vida de forma a poder estar com eles, é uma coisa que me dá paz, saber que lhes dou atenção e sou uma mãe presente.
– Além de ter dois filhos, que adora, e uma profissão que a completa, mantém um casamento feliz há mais de dez anos. Qual é o segredo?
– Acho que é saber ceder, é pensar sempre que não vamos mudar a outra pessoa, porque no fundo nós escolhemo-la pelas características que tinha quando nos apaixonámos. Não existe maior erro do que anularmos o nosso “eu” para agradar à outra pessoa, isso só vai criar frustrações, por isso acho que o segredo é não deixar que cada pessoa deixe de ser o que realmente é.
Maria Barros revela: “Dá-me paz saber que sou uma mãe presente”
Casada e mãe de dois filhos, a decoradora de interiores recebeu-nos no seu ateliê, em Cascais.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites