Pelo quinto ano consecutivo, a Nespresso aliou-se ao Banco Alimentar Contra a Fome. O programa Reciclar É Alimentar é uma iniciativa com uma vertente ambiental e outra de solidariedade social. “A Nespresso propõe aos seus clientes que tomem atenção aos seus resíduos, às cápsulas do café, e com a borra do café nasce um composto que permite a fertilização de campos de arroz que são produzidos especificamente para os bancos alimentares”, explicou Isabel Jonet, presidente da organização de solidariedade, contando depois que a borra do café é ainda utilizada “num projeto de hortas solidárias situadas em vários estabelecimentos prisionais”.
Este ano a grande novidade é a entrada em cena da apresentadora e atriz Ana Marques, que aceitou dar a cara pelo projeto: “É uma iniciativa cem por cento portuguesa e isso deixa-me muito orgulhosa! Conjugar a reciclagem, por um lado, e a sustentabilidade ambiental e a solidariedade, por outro, é muito importante”, começou por dizer, brincando depois um pouco a propósito do facto de George Clooney ser a imagem da marca de café: “O que eu gostava mesmo era que aquele senhor, que acho que se chama Clooney, um dia viesse cá ver a Portugal como esta ideia está a funcionar bem, ele que é tão amigo de causas ambientais e de solidariedade”. Por fim, a apresentadora sublinhou que, enquanto figura pública, considera importante associar-se a este tipo de projetos: “As pessoas esperam que sejamos solidários. Eu acho que o melhor que podemos dar é a nossa voz e a nossa imagem para despertar consciências, esse é o nosso papel, e acaba por ser tão importante como a nossa profissão.”
Ana Marques associa-se à luta contra a fome em Portugal
A apresentadora dá a cara por um projeto que associa a reciclagem de cápsulas Nespresso à produção de arroz direcionada para o Banco Alimentar Contra a Fome, dirigido por Isabel Jonet.