O último adeus a Manoel de Oliveira juntou muitas personalidades, amigos e também admiradores do cineasta esta tarde na Igreja de Cristo Rei, no Porto. Entre os familiares, como a viúva do realizador, Maria Isabel, os filhos e os netos, entre eles o ator Ricardo Trêpa, encontravam-se também figuras das artes e da política nacional, como o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto.
John Malkovich, que trabalhou com Manoel de Oliveira em vários filmes, também fez questão de estar presente nas cerimónias fúnebres. O ator norte-americano mostrou-se visivelmente consternado e emocionado na última homenagem ao mais antigo realizador em atividade do mundo.
Após a missa, o cortejo fúnebre fez um percurso de cerca de 3 quilómetros até ao cemitério de Agramonte. Perante as salvas de palmas das centenas de pessoas que se encontravam no local, o cineasta português foi sepultado no jazigo da família.
Personalidades prestam última homenagem a Manoel de Oliveira
O funeral do cineasta português decorreu esta tarde na Igreja de Cristo Rei, no Porto.