No caso de Ruben Rua pode dizer-se que à quinta é de vez. O manequim portuense subiu esta noite ao palco do Coliseu dos Recreios para receber o Globo de Ouro de Melhor Modelo Masculino, prémio para o qual já tinha estado nomeado em 2010, 2011, 2013 e 2014. “Obrigado SIC, obrigado revista CARAS por me darem este prémio. Quero partilhar este prémio com todos os nomeados, com a minha agência, a Elite, e os meus amigos por serem a maior plataforma de estabilidade na minha vida”, começou por dizer Ruben, antes de se emocionar ao lembrar o papel fundamental dos pais no seu percurso.
Natural do Porto, Ruben Rua iniciou a sua carreira no concurso Elite Model Look em 2005 e rapidamente se tornou uma promessa no mundo da moda. O seu primeiro desfile foi para o estilista Miguel Viera, na ModaLisboa, enquanto que a sua estreia internacional foi pela ‘mãos’ da marca Dolce&Gabbana, em Milão. E o primeiro editorial foi para a GQ Espanha, em Madrid. A partir daí começou a desfilar nas semanas de moda de Paris e Milão, para estilistas de renome, como Valentino, Gianfranco Ferré, Jean-Paul Gautier e Alexander McQueen. Teve também o privilégio de ser escolhido por Valentino para protagonizar duas campanhas mundiais, a de óculos e a RED Valentino.
São inúmeros os editoriais internacionais em que Ruben Rua participou: Vanity Fair (Itália), GQ (Espanha), Front Magazine (Alemanha), Uomo (Japão), Playboy (França), M Magazine (França), Wound Magazine (França), Nuovo Magazine (USA), Cosmopolitan (França) e Max (França), entre muitas outras.
Em Portugal, o modelo é presença assídua na ModaLisboa e no Portugal Fashion, faz editoriais para as principais revistas de moda nacionais e empresta a imagem a várias campanhas.
Em janeiro de 2010, Ruben assinou com a Agência DONNA, no Japão, e começou logo a conquistar o mercado nipónico com a sua atitude irreverente e extremamente profissional. Mais tarde, em maio, foi distinguido com o prémio The Famous Revelation Awards, na categoria de Modelo Nacional Masculino. Nesse ano, o modelo esteve ainda entre os nomeados dos Fashion Awards Portugal para Melhor Modelo Masculino.
Nos últimos anos, Ruben Rua concilia o trabalho de manequim com o de booker do departamento masculino da Elite Lisbon, agência que o representa, e no ano passado terminou o curso de Ciências da Comunicação
Já tinha sido nomeado para os Globos de Ouro em 2010, 2011, 2013 e 2014.
Na mesma categoria estavam nomeados Fernando Cabral (Karacter), Gonçalo Teixeira (Central Models) e João Pedro (Best Models).
gue espanhola, em dezembro.
Já este ano, em abril, apareceu na capa da edição francesa da revista ELLE e, no final desse mês, a recebeu uma das melhores notícias da sua carreira: foi escolhida pela Victoria’s Secret, marca com a qual trabalha desde 2011, para ser um dos seus ‘anjos’, ou seja, uma das suas representantes oficiais.
Na mesma categoria estavam nomeadas Daniela Hanganu (Central Models), Francisca Perez (Best Models) e Sharam Diniz (L’Agence).