A investigação realizada após a queda da avioneta onde se encontrava Harrison Ford, no passado mês de março, revelou falhas mecânicas. O relatório divulgado no site National Transportation Safety Board refere que vários desajustes no carburador causaram a perda de potência do motor do aparelho, que acabou por se despenhar num campo de golfe em Santa Monica, Califórnia.
Além disso, o documento informa que o ator, de 73 anos, tinha passado nos exames médicos regulamentares em maio de 2014 e a sua licença dava permissão para pilotar diferentes modelos de avionetas, bem como helicópteros.
Recorde-se que, depois de ter detetado o problema na avioneta, minutos depois da descolagem, o protagonista de Star Wars pediu à torre de controlo para aterrar, mas percebeu rapidamente que não iria conseguir regressar à pista. O ator forçou a aterragem num campo de golfe, depois de ter batido contra uma árvore, e sofreu apenas ferimentos ligeiros, que o deixaram vários dias internado no hospital.
Harrison Ford: Falha mecânica na origem da queda do avião
A investigação revelou problemas no carburador, que fizeram com que o aparelho perdesse potência e se despenhasse num campo de golfe em Santa Monica no passado mês de março.