André Costa, de 25 anos, é mais um manequim português que está a ter muito sucesso no mercado internacional. Desde que, no ano passado, participou no videoclip I Luh Ya Papi, da estrela Jennifer Lopez, a carreira deste modelo, nascido em Bragança, conheceu um novo impulso, passando a ser requisitado para trabalhos no mundo inteiro. Apesar de não esconder a sua ambição e de desejar estar um dia entre os melhores do mundo, André assegura que quer construir uma carreira sólida e sem deslumbramentos.
Foi durante o making of da campanha da nova coleção de óculos Moss para o próximo outono/inverno, protagonizada pelo manequim e pela manequim Sasha Beznosyuk, que André conversou com a CARAS e revelou os seus maiores sonhos e ambições.
– Participar no videoclip da Jennifer Lopez deu um impulso à sua carreira…
André Costa – Sim, tanto em Portugal como no estrangeiro. Já fiz outros videoclips e tenho feito várias campanhas. Estou a atravessar uma fase muito boa.
– E foi fácil chegar ao patamar onde se encontra hoje ou teve de trabalhar muito?
– Tive de trabalhar muito, sim. Comecei a minha carreira em Portugal, mas vi que havia pouco espaço para novos talentos e fui, há cerca de dois anos, para a Turquia. E foi a melhor decisão que tomei, porque entrei num mercado competitivo, que me proporcionou vários castings e experiência. Nessa altura fiz um editorial importante, e foi assim que bookers e agentes internacionais começaram a reparar em mim. Entretanto, viajei para Miami, onde desenvolvi as minhas aptidões enquanto manequim.
– E gosta desta vida de manequim, que o obriga a estar sempre a viajar?
– Gosto. Divido-me entre Miami, Nova Iorque, Alemanha, Milão… Gosto deste estilo de vida. Muitas vezes não tenho tempo para visitar as cidades e tenho pena, porque adoro conhecer novas culturas e socializar.
– É ambicioso? Até onde quer chegar?
– Sou versátil e tenho total disponibilidade para viajar. Estou disposto a trabalhar muito para construir uma carreira de sucesso. Dou um passo de cada vez, mas sou ambicioso. Gostava de estar no top 10 internacional.
– Esse sucesso atinge-se com muitos sacrifícios pessoais. Um dia mais tarde quer construir a sua própria família ou está disposto a abdicar disso?
– Sim, quero ter a minha própria família, mas ainda sou jovem. A minha prioridade é a minha carreira. O que é complicado é arranjar tempo para estar com a minha família, que mora no Algarve. Às vezes estou seis ou sete meses sem cá vir.
André Costa, o manequim português que já conquistou as estrelas internacionais
O manequim já participou em vários ‘videoclips’, entre os quais se destacou o do tema ‘I Luh Ya Papi’, de Jennifer Lopez. André confessou ter ficado um pouco nervoso por ir trabalhar com uma estrela como Jennifer Lopez. Contudo, assegura que a cantora foi “muito simpática e acessível”.