Durante três décadas foram poucos os dias em que Simão Morgado não teve de entrar numa piscina. Estivesse com frio, com sono ou apenas saturado, o atleta sabia que tinha de mergulhar para mais um treino diário, passar umas horas a nadar e a tentar abstrair-se das quatro paredes da piscina que tão bem conhecia. Aos 36 anos, o atleta, que representou Portugal em quatro edições dos Jogos Olímpicos e detém o recorde nacional de 50 metros mariposa, decidiu terminar a carreira desportiva para se dedicar a outros desafios igualmente estimulantes: educar a filha, Rosarinho, que completou um ano a 10 de julho, cimentar a relação de quatro anos com Sara Biscaia Fraga e desenvolver a empresa Scullings, marca de fatos de banho personalizáveis que criou em 2009.
Duas semanas depois de se ter despedido da competição, a CARAS combinou um piquenique descontraído com o atleta, durante o qual Rosarinho foi a grande protagonista.
– O que sentiu no dia em que pôs um ponto final a uma carreira de 30 anos?
Simão Morgado – Senti que foi o concretizar de um sonho, que era encerrar a carreira da melhor forma possível. Sou muito competitivo, e quando decidi nadar mais uma vez para encerrar a carreira cá em Portugal já não treinava há dois anos. Portanto, tentei, num curto espaço de tempo, preparar-me para tentar ganhar a prova e com a Rosarinho a ver-me nadar pela primeira vez. Felizmente, foi o que aconteceu.
– O apoio da Sara é certamente importante, já que esta é uma fase de viragem acentuada…
Sara – É verdade. Tenho pena de que ele deixe a natação, porque é um atleta com imenso talento, mas tudo tem um fim, e agora ficará com muito mais tempo para a Rosarinho e também para se dedicar à empresa.
Simão – Já era pouco o tempo que dedicava à natação, era mais trabalho e família. Obviamente que continuarei a praticar desporto, até porque a Sara também gosta…
Sara – Sim, todos os fins de tarde vamos andar de bicicleta e, de vez em quando, fazemos surf.
Simão – Gostamos do ambiente de ar livre, de praticar desporto, e é isso que queremos também incutir à Rosarinho.
– A Sara terminou agora o curso de nutrição. É uma área muito procurada nos dias de hoje…
Sara – Cada vez mais. Ainda por cima o meu pai é cirurgião plástico e as duas áreas estão diretamente relacionadas, pois para se obterem resultados ótimos é fundamental haver um acompanhamento nutricional.
– Ficámos a saber hoje que a vossa filha nunca provou uma bolacha…
– Nunca, e o alimento preferido dela são os brócolos. É feliz e está no percentil 90, o que prova que as bolachas e o açúcar não fazem falta nenhuma às crianças.
Simão – A Sara incute uma alimentação saudável e lá em casa comemos todos bem. É raro comermos fritos. Há sempre muita fruta e poucos doces.
– Agora têm, talvez, mais disponibilidade para aumentar a família?
Sara – Para já, isso não vai acontecer. Como a Rosarinho acorda durante a noite e ainda estou a dar de mamar, não faz sentido ter mais filhos agora, mas claro que queremos dar irmãos à Rosarinho.
– Esta fase de mudança, com noites mal dormidas, deve ser complicada de gerir…
Simão – Tem sido um mês emocionalmente esgotante. Aconteceram muitas coisas. Foi o primeiro aniversário da Rosarinho, a minha avó faleceu, tive uma excelente notícia na minha empresa (vamos ser a primeira marca portuguesa a poder produzir fatos de competição aprovados pela Federação Internacional de Natação) e depois esta despedida da natação… A nível emocional, foi de loucos. Foi um mês difícil, física e emocionalmente, mas agora vamos todos de férias, que é o que merecemos.
Simão Morgado e Sara Biscaia Fraga: “Claro que queremos dar irmãos à Rosarinho”
O atleta olímpico, que em julho se despediu da natação de alta competição, diz que a companheira, Sara Biscaia Fraga, a filha, Rosarinho, de um ano, e a marca de fatos de banho que criou são agora as suas prioridades.