João Reis assistiu à estreia da sua mais recente encenação, Neva, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, ao lado da filha, Maria. “Ela é uma excelente companhia, o meu talismã. Aliás, ajudou-me nas audições, é muito opinativa e eu gosto de a ter por perto”, afirmou.
Baseada num texto do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, Neva tem Lígia Roque, Sara Barros Leitão e Cristóvão Campos no elenco e remete para o ‘domingo sangrento’ de 1905 em São Petersburgo. “É uma peça para atores, muito especial, que fala da necessidade de continuarmos a fazer teatro, de nos afirmarmos pela arte, e da utilidade do teatro em tempos difíceis e contraditórios”, enquadrou o encenador, adiantando: “De todas as peças escritas pelo Guillermo Calderón esta é, para mim, a mais interessante.”
Dividido entre os ensaios de Neva e as gravações de Coração d’Ouro, João Reis revelou ainda: “Ando a dormir quatro horas por dia desde o início de setembro. Ser ator e encenador ao mesmo tempo não é bom, mas quando me convidaram para fazer a novela já tinha aceitado encenar esta peça.”
João Reis estreia peça com o apoio da filha Maria
O ator e encenador João Reis contou com o apoio da filha, Maria, de 18 anos, na estreia de “Neva”, peça que está em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, até dia 15 de novembro.