A energia contagiante de Patrícia Bull não deixa adivinhar os tempos difíceis que viveu nos primeiros meses desta segunda gravidez. Passados os enjoos e o cansaço iniciais, a atriz, de 37 anos, está a contar os dias para ver pela primeira vez a cara de Francisca, que é aguardada com igual expectativa pelo irmão, James, que faz três anos em dezembro, e pelo pai, Ricardo Gonçalves.
– Como é que está a correr esta segunda gravidez?
– Tem sido um bocado mais difícil. Os primeiros quatro meses foram péssimos, pois tive imensos enjoos, sentia-me cansada.
– Também teve um contratempo que a levou ao hospital…
– Saltei de um muro, rodei a bacia e fiquei sem conseguir andar. Fui ao hospital, onde fiz todo o tipo de exames de obstetrícia, mas descansaram-me logo, pois estava tudo bem com o bebé. Depois, foi um osteopata que de um dia para o outro me curou completamente.
– Foi uma gravidez planeada ou foi uma surpresa?
– Não foi planeada ao ponto de dizermos “vai ser hoje”. Mas sim, eu e o meu marido queríamos imenso ter mais um filho e o James também já pedia um irmão.
– Sente-se ansiosa com a aproximação da data do parto?
– Quero muito conhecer a minha filha! Já assisti a partos quando estava a gravar A Maternidade e foi das coisas mais bonitas que já vi na minha vida! Mas não, não me sinto ansiosa.
– O seu marido vai assistir? Já falaram sobre esse assunto?
– Estou a contar com isso, tal como aconteceu na primeira vez. Foi uma cesariana, ele assistiu e não caiu para o lado! [risos] Foi um momento muito bonito…
– Nota que está mais sensível?
– Sim, sem dúvida. Quando vejo, por exemplo, vídeos no Facebook relacionados com crianças, emociono-me imenso.
– Para si a gravidez é um estado de graça?
– Confesso que na primeira vez me senti mais em estado de graça! [risos] Agora, sobretudo, sinto-me aliviada por não estar permanentemente enjoada, como aconteceu ao início.
– Está com uma ótima figura, parece ter engordado pouco…
– Muito pouco! Tenho um diabrete em casa que exige muito de mim e não me deixa estar um minuto sossegada.
– O James já percebeu que vem aí um bebé?
– Quando ainda nem sequer estava grávida de três meses ele deu-me, sem querer, um pontapé na barriga e eu pedi-lhe para ter mais cuidado. Ele perguntou de imediato: “Porquê, mamã, tens um bebé?” Mais tarde foi comigo à consulta em que a médica viu que era uma rapariga e ficou todo contente por saber que vinha aí uma Francisca, o nome que ele também gostava.
– E a Patrícia ficou contente por ir ter uma menina ou era-lhe indiferente?
– Mentalizei-me para não ter preferência de modo a não correr o risco de ficar desiludida. Foi uma surpresa quando soube que ia ter uma rapariga, fiquei muito feliz! Mas teria ficado igualmente feliz se viesse aí outro rapaz.
– Ser mãe tornou-a uma mulher diferente?
– Sim, mas nem sei explicar muito bem em quê… Além de a responsabilidade mudar completamente, é bom sairmos do nosso foco egocêntrico. De qualquer forma, também não podemos cair no erro de nos esquecermos de nós próprias. Tenho aprendido muito com o meu filho…
– Que valores que pretende passar aos seus filhos?
– O respeito pelo próximo, a generosidade, o ser bem-educado.
– Gostava de ter mais?
– Se fosse mais nova, sim, com certeza. Mas assim, não sei…
Patrícia Bull a um mês do nascimento de Francisca
A atriz, de 37 anos, está casada há quatro com Ricardo Gonçalves e têm um filho, James, que faz três anos em dezembro. Apesar de não ter preferência, Patrícia ficou muito feliz quando soube que ia ter uma menina.