Erguido sobre uma pequena elevação outrora à beira-mar e que hoje domina a planície envolvente, o Castelo de Óbidos – objeto de diversas intervenções arquitetónicas ao longo dos séculos –, domina, sobranceiro, lá no alto, o encantador conjunto da vila, que preserva em excelente estado de conservação as suas características medievais. Foi na Pousada do Castelo (a primeira pousada “histórica” da rede das Pousadas de Portugal a abrir, em 1951, dando início a um novo conceito de recuperação e aproveitamento de edifícios históricos portugueses), Monumento Nacional eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de julho de 2007, que este ano ‘assentámos praça’ para mais um Castelo da CARAS.
A ocupação humana de Óbidos, local com inegável força telúrica, remontará à Pré-História. Depois, ao longo do tempo, a sua proximidade da costa atlântica atraiu vários povos invasores da Península, tendo sido sucessivamente ocupado por Lusitanos, Romanos, Visigodos e Muçulmanos. A estes últimos se atribui a construção da fortificação da povoação, pois várias partes da muralha têm notórios traços de arquitetura mourisca.
Conquistada em 1148, durante o reinado de D. Afonso Henriques, em 1148, e transformada, com o casamento de D. Dinis com D. Isabel de Aragão, em dote para as rainhas de Portugal, Óbidos é uma vila altiva, mas convidativa, recatada e atraente, cujas casas caiadas e jardins coloridos se avistam do castelo. Hoje, onde antes passavam cavaleiros a galope, passam os carros mesmo à justa. E quando se chega aos pés do castelo e se entra na pousada, esta revela-se o perfeito retiro do mundo moderno.
A exposição total aos elementos dá força a quem escolhe este recanto do oeste para descansar. E quer opte por ficar no castelo, para uma verdadeira experiência medieval entre torres austeras e pedra forte, quer prefira ficar numa das Casas do Castelo, confortáveis casas da vila transformadas e adaptadas para proporcionarem o maior conforto, envolvendo menos escadas, uma estada neste hotel com uma enorme carga histórica e incontáveis lendas e histórias de amor, vai certamente fazê-lo baixar as defesas e deixar-se conquistar para sempre.
Percorra as pedras já gastas de tantos passos, cruze as magníficas ombreiras em cantaria, aprecie a vista das incríveis janelas manuelinas e deixe-se levar pela imaginação. Foi exatamente o que aconteceu aos nossos convidados, que, em parceria com o Grupo Pestana, recebemos num encantador ambiente natalício saído da criatividade da nossa produtora Rita Vilhena.
Castelo da CARAS em Óbidos: Casa de rainhas para uma estada digna de reis
Foi na Pousada do Castelo – a primeira pousada histórica a abrir, em 1951 – que este ano ‘assentámos praça’ para receber alguns convidados em ambiente de Natal.