Depois de ter sido recebido pelo Papa Francisco em Roma, Marcelo Rebelo de Sousa viajou para Madrid, onde se encontrou com o rei Felipe VI de Espanha. O Presidente da República adiantou que o rei de Espanha aceitou o convite que lhe endereçou para uma visita oficial a Portugal no final do ano ou no início de 2017. “Aproveitei para convidar Sua Majestade para uma visita de Estado a Portugal. A última visita de Estado foi realizada pelo Presidente Cavaco Silva aqui a Espanha (2006). É agora o momento de haver a visita dos Reis de Espanha a Portugal, ou no final deste ano ou no começo do ano que vem. Tendo havido uma aceitação, ficou apenas a marcação da data dessa visita”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas portugueses, num encontro posterior ao encontro e jantar com o monarca.
Desde 2006 – então com a visita de Cavaco Silva a Espanha – que não se realiza uma visita de Estado de parte a parte. Os reis de Espanha estiveram em Portugal uma semana depois de Felipe VI ter sido proclamado, em julho de 2014. E, mais recentemente, o monarca espanhol esteve na tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. Também o anterior Presidente, Cavaco Silva, esteve várias vezes em Espanha ao longo dos seus mandatos.
Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao Palácio Real, em Madrid, cerca das 19h30 (18h30 em Lisboa), tendo o cumprimento oficial entre os dois chefes de Estado acontecido poucos minutos depois.
No momento do cumprimento oficial estavam também na sala comitivas de ambos os países ibéricos, incluindo o embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro Menezes, e a vice-presidente do governo espanhol em funções, Soraya Sáenz de Santamaría.
Marcelo Rebelo de Sousa recebido pelo rei de Espanha em Madrid
O encontro decorreu no Palácio Real