Para uns é um dia de festa, para outros será de trabalho. Dino Gonçalves é o decorador de serviço na noite dos Globos de Ouro, que a SIC transmitirá em direto a 15 de maio. É ele que assina a decoração da sala da Associação Comercial de Lisboa, que recebe o jantar dos nomeados e convidados do evento da CARAS e da SIC. Um projeto que aceita pelo sexto ano consecutivo.
– Vai voltar a decorar o espaço que acolhe o jantar dos nomeados. Ainda é um desafio?
Dino Gonçalves – Sim. Comecei há seis anos a participar nos Globos, fizemos uma coisa megalómana, com muitas flores e muita prata. Desde então tento fazer sempre algo surpreendente.
– Tem carta branca para a originalidade…
– Sim, nunca ninguém me perguntou o que pensava fazer. Esse tipo de confiança é muito bom. Não faço nada para perder e este ano vou fazer uma coisa em grande!
– Sem desvendar o segredo, o que é que podemos esperar?
– Quero criar um bosque! A par disso, o Penha Longa, o hotel responsável pelo catering, convidou-me a fazer a decoração inspirada no menu deles. Mas haverá sempre um bosque!
– Qual é, para si, a melhor reação que os convidados podem ter?
– Há cinco anos que faço sempre isto: fico atrás das portas de vidro da entrada a observar as reações. Adoro! O ano passado adoraram as toalhas, vieram dar-me os parabéns. É um prazer, é por isso que adoro o meu trabalho.
– O que é que normalmente o inspira?
– A moda. Vejo muitas revistas e ando de olhos abertos. Viajo muito e entro nos hotéis, nas lojas, e fotografo tudo. Adoro ver o trabalho dos outros.
– Para criticar?
– Eu não critico, não gosto de dizer mal, não sou invejoso. Isso atrai energias negativas e os problemas trazem rugas.
– Antes da entrevista comentava que havia pessoas que antes diziam mal do seu trabalho e que hoje dão o dito pelo não dito.
– Sim, é verdade. Trabalho nesta área há dez anos e já fiz muita coisa, mas nestes últimos dois meses o meu trabalho com a Cristina Ferreira, com quem trabalho há quase dois anos, deu que falar. Por ter decorado a loja dela, as pessoas que não davam crédito ao meu trabalho agora dizem que é muito bom.
– Tem uma boa parceria com a Cristina?
– Adoro trabalhar com ela, tenho aprendido imenso. E, de facto, a loja saiu melhor do que aquilo que esperava. Eu trabalhei bem porque sentia uma responsabilidade triplicada: era uma loja, era da Cristina Ferreira e havia muitos designers interessados no projeto.
– Como surgiu essa parceria?
– Há uns anos, a produção do programa Você na TV! convidou-me para fazer uma mesa de Natal e correu muito bem. No fim, dei-lhe um cartão para o caso de um dia precisar dos meus serviços. Mais tarde voltaram a precisar de um decorador no programa, e ligaram-me. Nesse dia, ela disse-me que estava a fazer uma casa, se eu ia lá vê-la. Fui. Começou assim a nossa relação profissional.
– Diz que tem aprendido muito com a Cristina. Quer explicar?
– Tenho aprendido várias coisas. A maneira como ela trabalha é muito interessante. É muito prática, organizada, direta. Eu sempre o fui também, mas apurei esse lado com ela.
Dino Gonçalves revela planos para o jantar que antecede os Globos de Ouro
Pela sexta vez, o madeirense vai decorar o espaço que acolhe o jantar dos nomeados.