Foi no último dia de férias, após duas semanas completamente dedicadas à família, que encontrámos Raquel Prates e João Murillo na Praia da Cova Redonda, perto de Armação de Pêra. A galerista e o pintor aproveitaram para dar uns últimos mergulhos e relaxar horas antes de regressarem ao trabalho. “Esta altura de férias é sempre muito importante para nós, pois estamos com a nossa família. Os nossos pais, irmãos, tios, estamos todos num ambiente muito propício a cuidar uns dos outros. Fazemos grelhados, vamos ao mercado… No fundo, estas são as férias que fazíamos quando éramos miúdos. São dias cheios de rituais e de mimo uns para os outros”, explicou João.
E foi durante estes dias que celebram o seu 10.º aniversário de casamento. “Parece mentira, mas ao contrário do que a maioria dos nossos amigos pensava –, pois só perguntavam onde íamos jantar e diziam que não queriam incomodar –, jantámos como todos os dias jantamos nas nossas férias: grelhados em casa com a família. Achámos que era a melhor forma de celebrarmos”, contou Raquel.
Avessos a fórmulas para explicar o sucesso da relação, ambos confessaram que o cuidado com o dia-a-dia é o mais importante. “Não há fórmulas. O importante é comunicar diariamente, usufruir do momento e saber, acima de tudo, saborear cada pequena coisa”, garantiu Raquel, ao que João acrescentou: “Aquelas verdades de ‘la Palisse’ são tão óbvias que até fica mal uma pessoa dizê-las, mas, ao mesmo tempo, acabam por ser muito complexas. A complexidade não está no diagnóstico, mas no tratamento, na forma como cuidamos de coisas como a cumplicidade, a intimidade. E isso é algo em que temos de estar permanentemente alerta.”
Raquel Prates e João Murillo: Dias de mimo no Algarve
Casados há dez anos, a galerista e o pintor não dispensam passar sempre alguns dias de férias com a família de ambos. Mais tarde, no entanto, planeiam tirar uns dias só a dois.