Tal como muitos pais, Pedro Reis, de 50 anos, e Ana Faria Pereira, de 36, têm pouco tempo para saídas a dois e para se dedicarem às suas rotinas pessoais. Contudo, o profundo estado de enamoramento em que vivem desde o nascimento de Carlota, há sete meses, tem compensado tudo isso.
Para não perder nada destes primeiros meses da filha, o empresário mudou-se de armas e bagagens para o Algarve, onde a companheira vive e tem uma farmácia. Completamente adaptado a esta nova realidade, Pedro tem-se
‘especializado’ no papel de pai, tendo até aprendido “a cozinhar para fazer a sopinha para a filha”, como confidenciou a farmacêutica. Mas não foi só o empresário que mudou com o nascimento de Carlota. Ana também se redescobriu na maternidade, tendo a sua vida adquirido uma nova dimensão emocional e até um ritmo mais moderado, que lhe deixa mais tempo para se dedicar à família.
Aproveitando os finais de tarde quentes que se têm feito sentir, Pedro e Ana foram passear com a filha até à praia de Cabanas de Tavira e partilharam com a CARAS como estão a encarar os desafios da paternidade.
– Como é que se têm adaptado à nova dinâmica familiar?
Ana Faria Pereira – Penso que nos estamos a adaptar bem. Antes de a Carlota nascer, tínhamos uma relação à distância, porque eu vivia aqui e o Pedro passava grande parte do tempo em Lisboa. Agora estamos todos juntos e está a correr bem!
Pedro Reis – Continuo a ir a Lisboa quando é preciso, mas passo a maior parte do meu tempo cá e tem sido muito bom. Tenho uma ocupação maravilhosa, que é tomar conta da Carlota.
– Foi a Carlota que se encaixou nas vossas rotinas ou foram vocês que se adaptaram às dela?
– A nossa vida sofreu algumas alterações, como é óbvio. Contudo, a Carlota já se encaixou no nosso estilo de vida. Não tivemos de mudar muitas coisas para ela se adaptar à nossa rotina. Não deixámos de fazer nada do que fazíamos antes. Continuamos a fazer kitesurf, por exemplo, mas um de cada vez.
– E no meio dessas rotinas a três há espaço para os momentos a dois e para fazerem aquilo que cada um gosta…
– Temos menos tempo para isso. Nesta fase em que eles são muito pequenos é natural que lhes dediquemos todo o tempo disponível. É importante para eles e para nós. Queremos desfrutar ao máximo da Carlota. Espero que ela vá ganhando a sua autonomia e nos dê margem para começarmos a fazer mais essas coisas.
– Já se conhecem bem enquanto pais? Que pai e mãe veem um no outro?
Ana – O Pedro é um super pai, faz tudo com a Carlota: toma conta dela, dá-lhe as refeições, muda-lhe a fralda, dá-lhe banho, brinca com ela e até aprendeu a cozinhar para fazer sopinha para a filha! [risos] Faz tudo com um sorriso e isso é especial. Para o Pedro nada é um sacrifício.
Pedro – A Ana é uma excelente mãe. Antes de engravidar, tinha um ritmo de vida muito acelerado. Não é que não continue a tê-lo, mas o nascimento da Carlota tornou-a muito mais disponível para a família. Está a saborear todos estes momentos e isso nota-se.
– Com o nascimento da Carlota, o casamento passou a fazer mais sentido?
– Mais do que qualquer casamento, o que me une à Ana é a Carlota. Ela é a representação máxima do casamento.
Pedro Reis revela: “A Carlota já se encaixou no nosso estilo de vida”
O empresário e Ana Faria Pereira aproveitaram um fim de tarde de calor para passearem com a filha, Carlota, de sete meses, na praia de Cabanas de Tavira. A vida a três, contam, tem corrido às mil maravilhas.