Quando completaram dez anos de namoro, em 2014, Diana Bouça-Nova e Francisco Coelho Lima acharam que estava na hora de darem o passo seguinte na sua relação. Naturais do norte, deixaram Lisboa, onde viveram durante alguns anos, regressaram a Vila do Conde e, em outubro de 2015, casaram-se. Três meses depois, veio a notícia da gravidez. O primeiro filho do casal nasce no final deste mês e vai chamar-se Francisco, como o pai.
Foi em Vila do Conde que conversámos com a jornalista da RTP, que às 37 semanas de gravidez continua a trabalhar com o mesmo ritmo de sempre.
– Parece estar a ter uma gravidez fantástica.
Diana Bouça-Nova – Sim, tem corrido tudo muito bem, acho que até fiquei com mais energia e sinto-me ainda mais saudável. Nunca tive enjoos, nem sono, nem cansaço. Tive sorte, está a ser uma fase muito feliz, porque há quem sofra muito com a gravidez. Mas eu continuo a trabalhar ao mesmo ritmo, não mudou nada no meu dia-a-dia.
– A sua relação com o Francisco já tem 12 anos, mas só estão casados há um ano. Esta gravidez foi programada?
– Sim. Depois do casamento, decidimos começar a tentar. Não sabíamos quanto tempo precisaríamos, mas, felizmente, correu bem. Este filho é uma bênção! O Francisco é fruto do nosso amor e estamos muito felizes, mas sei que só quando o tivermos nos braços é que vamos ter noção do que é realmente ter um filho. Para já, tem sido uma fase muito gira, mas estou ansiosa por ver a carinha dele. Pela ecografia a 4D, é parecido com o pai.
– E até vai ter o nome do pai…
– … E do avô e do bisavô. Vai ser o quarto Francisco da família. Sempre achei que íamos ter um rapaz, mas o Francisco insistia que ia ser uma menina. Só tivemos a certeza aos cinco meses, porque ele se escondia nas ecografias, e fiquei muito feliz. Quanto ao nome, foi fácil de escolher: sempre que falávamos em ter filhos, Francisco estava no topo da lista para rapaz.
– Agora que o parto está quase, sente-se nervosa?
– Para já, sou uma mãe muito tranquila. Não penso no parto, estou muito calma em relação a essa parte, e espero também estar no dia. As mulheres têm filhos há milhões de anos, não é um drama. O importante é que estou bem acompanhada, adoro o meu médico e sinto-me segura.
– Quando decidiram voltar para Vila do Conde, já era com a ideia de constituírem família?
– Sim, queríamos estabilizar e criar condições para constituir família. Aqui temos mais qualidade de vida e estamos próximos dos nossos. Não foi fácil tomar a decisão, temos muitas saudades de Lisboa, mas sabíamos que estávamos lá a prazo, a mudança ia ter de acontecer. Fizemos reset nas nossas vidas e acabou por correr tudo bem. Sou muito feliz na RTP, e uma privilegiada por fazer o que gosto.
Diana Bouça-Nova a dias de ser mãe: “Este filho é uma bênção”
Casada há um ano com o economista e empresário têxtil Francisco Coelho Lima, com quem namorou 11 anos, a jornalista da RTP espera o primeiro filho para o final deste mês.