O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje em Havana a morte do neurocirurgião João Lobo Antunes, que recordou como “um grande português” e “uma figura ímpar”.
No final de uma visita à fábrica de charutos Cohiba, em Havana, o próprio Presidente informou os jornalistas da morte de João Lobo Antunes e fez uma declaração “de homenagem e evocação” do neurocirurgião e apresentou condolências à sua família.
Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje termina uma visita de Estado de dois dias a Cuba, lembrou João Lobo Antunes como “uma figura ímpar” e “um grande académico, um grande intelectual, com uma cultura vastíssima”.
No site da Presidência da República, Marcelo deixou também uma mensagem a lamentar a morte do neurocirurgião. “Ao tomar conhecimento da morte do Prof. Doutor João Lobo Antunes, envio à Família enlutada as minhas mais sentidas condolências.
Neurocirurgião reputado internacionalmente, académico que formou gerações na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Professor João Lobo Antunes aliava as suas ímpares qualidades profissionais a uma invulgar cultura humanística e a um exemplar sentido de serviço ao País.
Ao longo da sua vida pública, exerceu diversos cargos de relevo, tendo sido Conselheiro de Estado e, atualmente, Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Em todos eles, deixou a marca da presença luminosa da sua inteligência brilhante, da ética da responsabilidade e do apego ao trabalho como princípio estruturante da atividade humana.
A par disso, revelou ser um dos principais vultos da Cultura portuguesa contemporânea, cujos interesses se estendiam da literatura às artes e à música clássica.
Com a morte de João Lobo Antunes, Portugal perdeu um dos seus melhores valores. Saibamos ser dignos da sua inesquecível memória”.
Marcelo Rebelo de Sousa recorda João Lobo Antunes
O Presidente da República lembrou o neurocirurgião como um "grande português" e uma "figura ímpar" durante a visita a Cuba.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites