Organizada e metódica, Raquel Strada, de 34 anos, gosta de pensar com tempo nos presentes de Natal que vai dar e, sempre que pode, faz as compras com antecedência, para evitar a confusão dos últimos dias. E porque está casada há um ano e meio com o empresário portuense Joaquim Fernandes, de 35, e passa atualmente metade da semana no Porto, este ano a jovem lisboeta fez algumas compras no Passeio dos Clérigos. Apesar de preferir perder-se sozinha pelas lojas, desta vez a apresentadora da SIC aceitou a nossa companhia e, numa pausa retemperadora para uma bebida quente, falou-nos um pouco dos seus rituais natalícios.
Descrevendo-se como uma mulher que não gosta de dar passos maiores que as pernas, a autora do blogue Blue Ginger não deixa, ainda assim, de ter sempre novos projetos e desafios em mente. E porque a moda é uma das suas maiores paixões, desenhar uma coleção é um objetivo que gostaria de concretizar em breve.
– Como se costuma organizar nesta época que, por regra, é bastante agitada?
Raquel Strada – Gosto de começar cedo a comprar os presentes, para conseguir encontrar o que tenho pensado para cada pessoa a preços mais acessíveis. E normalmente faço isso sozinha, porque gosto de andar calmamente a ver as montras, sem pensar em mais nada. Gosto desse tempo só para mim, e na maior parte das vezes, ando só a passear, a inspirar-me nas coisas bonitas que vejo, mas hoje vim mesmo com o propósito de fazer algumas compras. E também faço muitos presentes, com fotografias e revistas, para que as pessoas tenham um bocadinho de mim em suas casas.
– Escolheu o Passeio dos Clérigos porquê, já se sente em casa no Porto?
– Vivo dividida entre o Porto, que é a cidade onde está a pessoa que eu amo, e Lisboa, mas felizmente tem surgido cada vez mais trabalho aqui no Porto. Desde pequenina que vinha cá com os meus pais e sempre me pareceu uma cidade incrível, cosmopolita, com pessoas trabalhadoras e criativas, que fazem as coisas acontecer. Adoro passear pelas ruas do Porto e sentir a vida da cidade. Por isso, este ano decidi fazer compras no Passeio dos Clérigos, pois sempre que posso opto pelo comércio de rua.
– E quais são os seus planos para este Natal?
– Como os meus pais não comemoram o Natal, vou passá-lo cá em cima com a família do meu marido. E é tudo bem tradicional, com bacalhau, peru e o aconchego da lareira. É muito giro!
– Imagino que por esta altura vos falem em bebés em todas as reuniões familiares…
– [risos] Acontece, sim, mas ainda não estamos a pensar em ter filhos. Quando tiver de ser será, mas não é para já. Ainda não tenho o relógio biológico a funcionar.
– Como tem sido este ano e meio de casamento? Não é muito complicado gerir uma vida “entre cá e lá”?
– Estamos muito bem, sinto-me super feliz com o meu marido. Confesso que achei que ia ter mais tempo livre, mas o blog ocupa-me imenso, faz-me viajar muito e tem sido difícil parar. Mas tenho ao meu lado uma pessoa que me apoia e acredita em mim, que me diz para continuar, porque estou no caminho certo e a fazer aquilo de que gosto. Ele dá-me coragem. Corremos muito de um lado para o outro, mas aproveitamos bem o tempo em que estamos juntos.
– Com a sua paixão por moda, já pensou criar uma coleção?
– Muitas vezes, mas quero fazer uma coisa com pés e cabeça. Já recebi convites de marcas diferentes para desenhar a minha linha, mas terá de ser uma coisa muito bem pensada, para a qual preciso de tempo. Agora quero consolidar o meu blog, porque me deixa muito feliz, e continuar o meu trabalho em televisão. O resto acontecerá, mas sempre com ponderação.
Raquel Strada passa Natal no Porto: “Vai ser com bacalhau, peru e o aconchego da lareira”
A apresentadora festeja a quadra com a família do marido, o portuense Joaquim Fernandes.