Iniciou a sua carreira no mundo da publicidade e foi proprietária de uma loja de roupa caracterizada pelo atendimento personalizado. Hoje, aos 48 anos, Alexandra Carmona é personal shopper e o rosto do blog I Dress Your Style. Apesar deste ser o seu universo, é ao marido, João Araújo, de 55 anos, e ao filho de ambos, João Maria, de 17, que recorre sempre que quer fazer algo ‘mais avançado’ na sua página: “Sou do tempo da máquina de escrever… Quando tudo encrava, fico doida, grito logo pela ajuda deles [risos]! E agora com a moda dos vídeos… tudo é uma aventura [risos]!”
– O seu blog já tem seis anos. Como é que surgiu esta ideia?
Alexandra Carmona – Depois de ter trabalhado sete anos em publicidade fiquei grávida e parei dois anos para estar com o meu filho. Depois disso, decidi que estava na altura de voltar ao ativo e abri uma loja. Uns dez anos depois, a loja fechou, e foi nessa altura que achei que deveria fazer consultoria de imagem, mais ou menos à semelhança do que já fazia. Ao fim de uns meses, e incentivada pela família e amigos, achei que tinha de tornar o meu trabalho mais conhecido e criei o blog, para mais pessoas se identificarem com a minha imagem e quererem ir comigo às compras. Mantenho algumas clientes particulares, vou a casa delas, ajudo-as a fazer coordenados com a roupa que têm em casa, vejo o que lhes falta e podemos, ou não, ir às compras.
– Para isso, tem de estar muito atenta às últimas tendências. E também as segue?
– Claro, eu sou o meu melhor cartão de visita, tenho de estar atenta e seguir as modas. O primeiro impacto é muito importante. E acho que isto é válido para qualquer pessoa. Adoro produzir-me.
– O seu blog é muito pessoal, muito transparente…
– Completamente. Sou eu que visto aquelas roupas. Eu tenho barriga, tenho rugas, já não sou uma miúda… Eu sou real. Se não fosse assim mais valia as pessoas comprarem revistas. E é isso que me agrada nos blogs.
– Mas não partilha a sua vida pessoal no blog.
– É verdade. E quando o faço é quase por obrigação. Sei que sou uma marca e que há coisas que devo partilhar, mas são muito poucas. Cá em casa ninguém gosta muito. Abrir as portas de minha casa, como hoje, e dar uma entrevista era, até há pouco tempo, impensável para mim.
– O seu trabalho ‘obriga-a’ a ter cuidados especiais com a imagem?
– Nem por isso, tenho os que sempre tive desde miúda. Sempre usei cremes, sempre fiz desporto e depois acho que a genética também ajuda. Não percebo nada de maquilhagem, por exemplo. No início nem me maquilhava… agora já vou ao cabeleireiro e já me pinto. Lembro-me de me perguntarem se não achava melhor arranjar o cabelo [risos].
– Como é que se lida com esses comentários?
– É horrível. Lido pessimamente, só me apetece mandar as pessoas à fava [risos]. Tenho um feitio péssimo para isso. Aceito críticas construtivas, agora destrutivas, não. E mal educadas muito menos! Muitas vezes é o meu marido que me ajuda a ter calma. Aliás, todos os meus textos são vistos por ele, é o meu filtro. Ele é muito diplomata, já eu… Sou muito simpática, mas se me chateiam respondo à letra. Nem quero saber quem é.
– Este trabalho permite-lhe ter mais tempo para a família?
– Mais ou menos, porque ao contrário do que se pensa, ocupa-me imenso tempo. Graças a Deus já tenho um filho crescido e as coisas estão muito bem organizadas.
– Tem saudades dos tempos em que ele era mais pequeno? – Imensas, era um miúdo super meigo, eu enchia-o de beijos e ele adorava. Agora quer fugir de mim, não quer beijos, é bruto… faz parte da adolescência. Eu sei que sou uma mãe melga, muito beijoqueira [risos]. Acho que Deus soube o que fez quando me deu só um filho, porque stresso imenso com tudo, com as notas, com o futuro dele… tenho sempre imenso medo que não consiga encontrar o caminho dele. Mas se sair à mãe, vai conseguir [risos].
– O Natal em sua casa também é influenciado pela moda?
– Não, eu sou muito fashion, mas também muito tradicionalista. Sou muito de família e o Natal é da família. Confesso que não tenho muito jeito para decoração e cá em casa é tudo muito simples. A minha árvore de Natal é a mesma desde que moro nesta casa, há uns oito anos [risos]. Só mudei um pouco este ano porque vocês vinham cá [risos].
Alexandra Carmona: “Eu sou o meu melhor cartão de visita”
A ‘personal shopper’ e autora do ‘blog’ ‘I Dress Your Style’ abriu as portas de sua casa e contou como trocou a publicidade pela moda.