Embora seja casada com Donald Trump há uma década e esteja habituada à exposição pública, Melania Trump parece nunca se sentir completamente à vontade quando é o centro das atenções. Todos os seus gestos são premeditados e é muito pouco espontânea, o que faz com que tenha quase sempre a mesma expressão fácil nas fotografias.
Em contrapartida, a sua enteada Ivanka está habituada às luzes da ribalta e mostra que sabe movimentar-se em todas as ocasiões. Talvez por isso, a filha de Trump tenha sido uma das grandes protagonistas da tomada de posse do pai e sobretudo do baile que animou o Centro de Convenções de Washington na noite desta sexta-feira, 20 de janeiro.
Para a primeira ocasião, durante a tarde no Capitólio, a empresária arriscou e, em vez de usar o previsível vestido, optou por um conjunto casaco de corte assimétrico e calças brancas, com assinatura Oscar de la Renta. Ao peito, um pin com a bandeira americana. A acompanhá-la, tinha o marido, Jared Kushner, o empresário que agora será assessor do sogro. E para o baile – enquanto Melania apostou num vestido discreto, embora elegante, Ivanka encantou num modelo dourado com saia volumosa de tule, transparência suave nas mangas e muito brilho. Uma criação da casa Carolina Herrera que a transformou na princesa da noite. E era precisamente assim que a filha de Donald e Ivana Trump parecia sentir-se quando subiu ao palco para dançar com o marido: uma princesa a viver um conto de fadas.
Na imprensa internacional fala-se de uma rivalidade existente entre Melania e Ivanka e especula-se que esta possa vir a aumentar nos próximos meses, sobretudo porque a filha do 45.º presidente dos Estados Unidos já se mudou para Washington com o marido e os três filhos, Arabella, Joseph e Theodore, enquanto a madrasta continuará a viver em Nova Iorque até pelo menos ao final do ano escolar do filho, Barron, de dez anos. Este afastamento poderá fazer com que Ivanka ocupe, de certa forma, o lugar de primeira-dama. Uma decisão que está já a gerar descontentamento entre os americanos, pois garantir a segurança da Trump Tower, o edifício onde se situa o exclusivo apartamento do agora chefe de Estado, custa cerca de um milhão de dólares por dia.
Donald Trump é ainda pai de Donald Trump Jr., de 38 anos, e Eric, de 32, também nascidos da união com Ivana Trump, e de Tiffany, de23, do seu segundo casamento, com Marla Maples.
Ivanka Trump ofusca Melania na tomada de posse
Ivanka Trump e Jared Kushner à chegada ao Capitólio, onde Donald Trump foi investido 45.º presidente dos Estados Unidos
Getty Images
Jared Kushner e Ivanka Trump com o casal presidencial, Donald e Melania Trump
Getty Images
Tanto na cerimónia de investidura como no tradicional baile, a filha de Donald Trump esteve no centro de todas as atenções.