Um português esteve entre os vencedores da 59ª edição dos Grammy. O músico e produtor André Allen Anjos venceu o Grammy de Melhor Gravação Remisturada (Best Remixed Recording) e tornou-se o primeiro português a conquistar esse prémio.
O anúncio ocorreu no site oficial dos Grammy, pois não são todas as 84 categorias que são premiadas durante a cerimónia que aconteceu neste domingo em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Natural do Porto, André Allen Anjos vive nos Estados Unidos há 12 anos, e emocionou-se ao receber a distinção, recordando como tudo começou: “Há dez anos iniciei este projeto no quarto do dormitório (da universidade) e nunca pensei que estaria aqui. Isto é de loucos”, declarou ao receber o prémio pelo remix ‘Tearing me up’, de Bob Moses.
Esta não é a primeira vez que André foi nomeado para um Grammy. Em 2015, concorreu na mesma categoria com o tema ‘Say My Name’, uma colaboração da dupla de eletrónica norte-americana Odesza com a inglesa Zyra.
Além do reconhecimento num dos maiores prémios da música, o produtor português é um dos fundadores do coletivo RAC (Remix Artist Collective). Fundado em 2007, hoje o projecto só é constituído por ele.
Em uma entrevista ao site P3, em 2012, André declarou que tentou vingar na indústria musical em Portugal, mas as suas tentativas nunca deram resultado, pelo menos a curto prazo, por isso não hesitou quando teve a oportunidade de continuar os estudos no estrangeiro.