O escritor Afonso Reis Cabral é uma das duas personalidades a quem acaba de ser atribuído o Prémio Europa – Cátedra David Mourão-Ferreira, cujo júri, presidido por Eduardo Lourenço distinguiu, também, António Guterres. O autor do romance O Meu Irmão, vencedor do Prémio Leya 2014, foi o escolhido na categoria de Promessa, que tem por objetivo galardoar uma personalidade emergente no campo artístico. Já o atual Secretário-Geral das Nações Unidas foi o premiado na categoria de Mito, que visa premiar a carreira de uma personalidade eminente da cultura lusófona que se tenha evidenciado no campo das letras, das artes e da política.
Lídia Jorge também foi homenageada com um prémio especial do júri.
Estes prémios já vão na 6.ª edição e têm como objetivo contribuir para divulgação da língua e da cultura portuguesas nos países da União Europeia e do Mediterrâneo. Nas cinco edições anteriores foram consagrados Manoel de Oliveira, Frederico Lourenço, Mário Soares, Jacinto Lucas Pires, Vasco Graça Moura, Daniel Jonas, Camané, Miguel Gomes, António Lobo Antunes e Salomé Freitas, por decisão de um júri que, sempre presidido por Eduardo Lourenço, integrou nomes como os de Luciana Stegagno Picchio, Maria José de Lancastre, Antonio Tabucchi, Richard Zenith e Fernanda Toriello, promotora do prémio e responsável científico pela Cátedra David Mourão-Ferreira.
A cerimónia de entrega do Prémio Europa realizar-se-á em Itália, na Aula Magna da Universidade de Bari ‘Aldo Moro’, em data ainda por definir.
Afonso Reis Cabral recebe prémio
O autor do romance ‘O Meu Irmão’, vencedor do Prémio Leya 2014, venceu o Prémio Europa - Cátedra David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites