No próximo dia 3 de maio assinalam-se dez anos sobre o desaparecimento de Madeleine McCann. Uma data muito difícil e de grande desespero e angústia para os seus pais, Kate e Gerry, o que os levou a deixar uma comovente mensagem na página Official Find Madeleine Campaign, no Facebook. “Dez anos, não há forma de dizê-lo facilmente, de descrevê-lo, de aceitá-lo… Quando a Madeleine desapareceu, não pensávamos que duraria anos… e estamos aqui. Madeleine, nossa Madeleine… dez anos”, disseram. “Estamos a preparar-nos para as próximas semanas. Será stressante e doloroso recordar velhas histórias”, contaram Kate e Gerry, conscientes de que o caso de Maddie suscitou grande interesse mediático em todo o mundo.
Por isso, pedem respeito e garantem que não vão desperdiçar o seu tempo a fazer comunicados sobre os próximos desenvolvimentos do processo, entregue à Scotland Yard. “Se o fizéssemos não teríamos forças para procurar a Madeleine, cuidar dos nossos filhos e seguir com a nossa vida”, explicaram, acrescentando: “Seguiremos adiante, faremos o possível, não desistiremos e daremos o nosso melhor. Somos sortudos por ter recebido amor, solidariedade e apoio de tantas pessoas boas na última década. Tivemos muitos desafios e muitos momentos maus pelo caminho, mas o carinho e o lado positivo que recebemos de algumas pessoas fizeram com que mantivéssemos fé e bondade humana. Se assim for, haverá esperança”.
Recorde-se que Maddie McCann desapareceu no dia 3 de maio de 2007 de um apartamento do resort Ocean Club na praia da Luz, Algarve. A menina encontrava-se a dormir sozinha com os dois irmãos, enquanto os pais jantavam com amigos no restaurante do mesmo complexo turístico.