Gerry e Kate McCann chegaram de mãos dadas à missa em honra de Maddie, celebrada na passada quarta-feira, 3 de maio, dia em que se assinalavam os dez anos do desaparecimento da menina num resort da praia da Luz, no Algarve. A cerimónia teve lugar numa igreja em Leicestershire, a terra do casal, no centro do Reino Unido. Os pais da menina usaram pulseiras verdes e amarelas, símbolos de esperança e solidariedade.
Gerry e Kate (que ajudou a organizar a missa) foram recebidos pela comunidade com carinho. Os outros filhos do casal, os gémeos Sean e Amelie, de 12 anos, não participaram na cerimónia de 25 minutos que, segundo a BBC, se iniciou com a música Morning Has Broken, de Cat Stevens. O pastor Rob Gladstone conduziu a missa e agradeceu a Deus “por apoiar o Gerry e a Kate durante estes anos dolorosos, pedindo que os presentes orassem por aqueles que procuram Madeleine e outras crianças desaparecidas.
Após a cerimónia, Brian Kennedy, tio de Kate McCann, afirmou que “não acredita que ainda aqui estamos dez anos depois”, mas que não há fim à vista para a situação. Segundo o familiar, os pais de Maddie sentiram-se “encorajados e reconfortados” com todo o apoio da comunidade que receberam.
Na Praia da Luz, no Algarve, também se celebrou uma missa em memória de Maddie.
Kate e Gerry McCann “encorajados e reconfortados” após missa de homenagem à filha
Os pais da menina foram recebidos na cerimónia com solidariedade por parte da comunidade.