À semelhança do ano passado, cabe a João Paulo Sousa, de 28 anos, a responsabilidade de conduzir os diretos que a SIC fará de uma das partes mais importantes da grande noite dos Globos de Ouro: o Jantar dos Nomeados. “Antigamente, referia-me à SIC generalista como a ‘SIC dos grandes’, por isso, claro que me sinto muito feliz com esta oportunidade. Sabe muito bem pertencer à ‘SIC dos grandes’, apesar de ainda me sentir pequenino [risos]”, brincou o apresentador, enquanto explicava que, ao contrário do que possa parecer, se prepara muito bem para estas ocasiões: “Sei que o número de pessoas que verá o meu trabalho será diferente, mas não sinto que tenha de me preparar de outra maneira. Já estou em televisão há dez anos e apesar de parecer sempre que faço algo meio descontraído ou até amalucado, se há coisa que eu gosto de fazer bem é o meu trabalho e, na verdade, tudo é preparado até ao mais ínfimo pormenor. A melhor maneira de me sentir bem e a coisa fluir é fazer muito bem o meu trabalho de casa. Vou estar especificamente no Jantar dos Nomeados e já sei quem são todos, a que categorias pertencem. Depois, torna-se mais fácil brincar e ser natural.”
Pouco vaidoso, mas, devido ao seu trabalho, naturalmente preocupado com a aparência, o apresentador confessa que tem alguns cuidados acrescidos antes da Gala dos Globos, como a escolha da roupa: “No início, lutei algum tempo contra isso, mas agora não dá, a minha aparência faz parte do meu trabalho. Estou em televisão há dez anos ininterruptamente e tenho de ter atenção. A imagem conta muito, e claro que tenho de me preocupar com isso, ainda mais em eventos de tanta importância como este.”
Apesar de ter iniciado a sua carreira como ator, João está cada vez mais apaixonado pelo papel de apresentador e já nem se imagina noutro: “Custa-me admitir, pois adoro representar, mas acho mesmo que a apresentação me dá um prazer diferente e que a última já substituiu a primeira. A apresentação sou eu com todas as minhas fragilidades e defeitos, na representação, não. Gosto mesmo cada vez mais daquilo que faço.”
A fama, inerente à exposição televisiva, nem se lembra que existe: “Só quando me questionam sobre isso é que penso no assunto. Eu vim do campo para Lisboa fazer os Morangos com Açúcar e mesmo que na altura fosse abordado apenas por três pessoas, para mim já era um choque. Desde então, e consoante os diversos programas que vou apresentando, vou sentindo abordagens diferentes na rua, mas sempre muito simpáticas e tranquilas. Não acordo a pensar que sou famoso e que isso é espetacular. É uma coisa inerente ao meu trabalho, mas não é nada de importante. O meu trabalho vale o mesmo que o de qualquer outra pessoa.”
Casado há nove meses com Adriana Gomes, com quem namorou 11 anos, João garante que apesar dos horários complicados de ambos, há sempre tempo para estar a dois: “Somos os maiores fãs um do outro e apreciamos muito o trabalho um do outro, por isso, compreendemos quando não podemos estar juntos. O que acontece é que às vezes vou para a cama e ela está lá [risos]. Honestamente, não nos queixamos de nada, porque sabemos que esta é a altura certa para dar tudo no trabalho e quando estamos juntos é incrível, aproveitamos mesmo, a sério!”
Produção: Vanessa Marques | Maquilhagem: Madalena Martins
João Paulo Sousa garante, divertido: “Não acordo a pensar que sou famoso”
O apresentador da SIC e da SIC Radical conduzirá os diretos do Jantar dos Nomeados que antecederá a XXII Gala dos Globos de Ouro, a ter lugar no Coliseu dos Recreios na noite de 21 de maio.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites