F oi lado a lado com o filho mais velho, André, de dez anos, que Rui Unas se estreou no surf. A proeza aconteceu na praia da Vagueira, na região de Aveiro, onde, a convite da autarquia local, o ator, apresentador e produtor e o filho gravaram um filme para a campanha institucional Vagos, Onde o Surf Começa. “Disseram-me que esta era a melhor praia do mundo e eu vim. E, pelo que vi este fim de semana, se não é a melhor, está lá muito perto. A praia da Vagueira é bastante familiar e tem condições ideais para quem se quer iniciar na prática do surf, como foi o nosso caso”, contou Rui à CARAS, realçando ainda que “as pessoas têm uma energia muito própria, são super simpáticas. Vagos é um paraíso que merece ser descoberto pelos portugueses”.
Enquanto Rui e André se aventuravam com a prancha no mar, a mulher do ator, Ana, e o filho mais novo, Rafael, de seis anos, acompanhavam tudo no areal. Mostrando ter uma relação próxima e muito descontraída com os filhos, o ator assumiu ter a maior das admirações pelos dois. “Eles têm muito sentido de humor, cada um ao seu jeito. Rio-me sempre com eles, são as pessoas que mais me fazem rir. E não têm vergonha, nem medo do ridículo. Acho que isso é muito importante para a formação do caráter. Sou fã deles!”
Sobre a sua forma de viver a paternidade, o apresentador diz que tem mudado com o passar dos anos. “Ninguém nasce preparado para ser pai e, se calhar, no início tinha uma atitude mais rígida. Mas percebi que estava errado. O ideal é sermos descontraídos, não tão rigorosos, tendo sempre presentes os princípios da boa educação. O importante é que eles sejam felizes. Quero contribuir para a formação dos meus filhos mais pelo exemplo e não tanto pelas lições”, afirma.
Cuidadoso com a alimentação e adepto de desporto, aos 43 anos Rui está em plena forma. O que em boa parte se deve ao facto de ter despertado para “as coisas do bem-estar e da saúde” e redescoberto “o prazer de fazer coisas novas”: “Nunca tinha experimentado fazer surf e decidi arriscar. Acima de tudo, porque quero ter tempo de qualidade com os meus filhos e o surf é algo que podemos fazer juntos. É importante que os pais se envolvam nas atividades dos filhos.”
Terminadas as gravações da novela da SIC Amor Maior, Rui está em férias da televisão, pelo que tem podido dedicar-se mais ao seu canal digital, a que deu o nome Mundo Beleza, a partir de uma música do cantor brasileiro Raul Seixas. “Gosto muito de fazer as entrevistas e ser 100 por cento responsável por este canal. Se há 20 anos me dissessem que ia poder fazer o que gosto, da forma como quero, sem constrangimentos, com absoluta liberdade e diretamente para o público, não acreditaria. Sinto-me um pioneiro, estou a abrir caminho para que outros profissionais da comunicação possam ter o seu próprio canal. É um caminho que se está a iniciar, mas estou muito satisfeito com o retorno que tenho tido junto do público mais jovem”, refere.
Com mais de 20 anos de carreira, Rui é de opinião que “a televisão está muito formatada e não tem grande espaço para coisas novas e arriscadas”. Para trás ficaram, entretanto, os anos em que fez produção de programas na RTP e na SIC Radical. “Hoje é mais difícil manter um projeto, porque está sempre dependente das audiências. Felizmente, encontrei a liberdade de que preciso no digital”, adianta, mostrando-se, no entanto, disponível para novos desafios na ficção. Afinal, opina, “a novela continua a ser o formato nobre da televisão.”
Rui Unas e o filho André partilham as emoções da estreia no “surf”
Rui e André foram convidados para dar a cara pela campanha “Vagos, Onde o Surf Começa”, promovida pela Câmara de Vagos, que pretende chamar a atenção para a zona enquanto local ideal para a prática do “surf” e excelente para quem quer iniciar-se nesta modalidade.