Hugh Hefner, fundador da revista Playboy, morreu, aos 91 anos, na sua mansão em Los Angeles, rodeados de entes queridos. De acordo com o referido no comunicado dos seus representantes, morreu de causas naturais.
Nascido a 9 de abril de 1926 em Chicago, Illinois, era filho de Grace Caroline e Glenn Lucius Hefner, e sempre referiu que a sua família e uma educação conservadora o levaram no caminho da criação e lançamento, em 1953, da revista Playboy, acabando por construir uma das mais importantes marcas americanas e contribuindo para uma mudança de mentalidades no que à liberdade sexual diz respeito.
A história de como conseguiu o dinheiro é conhecida: Hugh deu os seus bens como garantia para um empréstimo e pediu o resto emprestado a familiares e amigos, conseguindo assim publicar a primeira edição da Playboy em dezembro de 1953, que se tornou de imediato um sucesso ou não apresentasse uma fotografia da atriz Marilyn Monroe nua. E é no mesmo ano que lança a empresa de media Playboy Enterprises, Inc., em que foi membro do conselho de administração até à sua morte.
Porém a Playboy sempre foi mais do que uma revista com mulheres nuas. A qualidade dos seus artigos e crónicas é atestada pelo facto de nomes como Hunter S. Thompson, John Updike, Ian Fleming, Joseph Heller, Gabriel Garcia Marquez, Margaret Atwood, Jack Kerouac e Kurt Vonnegut terem textos publicados nas suas páginas. Famosa ficou a ‘mansão’ Playboy, onde vivia rodeado de mulheres sexy, desde 1971, fazendo questão de se apresentar ao mundo como um espírito libertário e hedonista.
Hefner casou-se três vezes – primeiro com a namorada da escola, Mildred Williams, em 1949; depois com a Playmate do Ano, Kimberly Conrad, em 1989, e finalmente com Crystal Hefner, em 2012, sessenta anos mais nova.
“O meu pai viveu uma vida excepcional e importante como pioneiro cultural e de media e uma voz principal por detrás de alguns dos movimentos sociais e culturais mais importantes do nosso tempo na defesa da liberdade de expressão, dos direitos civis e da liberdade sexual. Ele definiu um estilo de vida e um espírito que estão no coração da marca Playboy, uma das mais reconhecidas e duradouras da história”, disse Cooper Hefner, seu filho e Chief Creative Officer da Playboy Enterprises.