“Songs of Experience“, ou ‘Canções da Experiência’, é o novo disco da banda irlandesa U2 e dele faz parte um conjunto de canções escritas pelo vocalista Bono Vox em tom autobiográfico. A experiência de quase morte por que passou durante a gravação do álbum, e que Bono não quer detalhar, fez com que as letras fossem reescritas como se o músico estivesse realmente morto. O resultado é uma compilação de cartas escritas às pessoas amadas.
Aos 57 anos, e depois de alguns sustos, Bono sente-se agora feliz por estar vivo. “Vais recebendo sinais de aviso, e depois vês que não és um tanque, como diz a minha mulher Ali. O Edge [guitarrista dos U2] diz que eu olho para o meu corpo como um inconveniente“, numa alusão ao facto de Bono não cuidar da saúde como deveria. Por isso, “sou o homem mais sortudo do planeta. Nunca pensei que tivesse medo de uma ‘saída rápida’. Pensava que era inoportuno porque tenho uns álbuns para fazer e crianças para ver crescer e esta mulher linda e amigos e tudo isso“.
Recorde-se que em 2000 o músico passou por suspeitas de cancro da garganta, que não vieram a confirmar-se, a que se juntaram depois um grave acidente de bicicleta (“na altura disse que foi de carro” para evitar o embaraço) e uma operação de emergência em 2010 a uma hérnia discal e compressão severa do nervo ciático que o salvou de ficar parcialmente paralisado. Desta vez, mesmo sem querer revelar detalhes, parece que o desafio foi bem mais complicado.