Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, anunciou esta segunda-feira, dia 15, de que está à espera do primeiro filho, que deverá nascer em junho. Ardern revelou que vai ser substituída pelo vice-primeiro-ministro durante as seis semanas de licença de maternidade que serão gozadas após o parto. Depois, caberá ao seu companheiro, Clarke Gayford, ficar a tempo inteiro com a criança.
“Estamos os dois realmente felizes. Queríamos uma família, mas não sabíamos se podíamos, o que torna esta notícia inesperada, mas emocionante”, disse em comunicado.: “Clarke e eu temos o privilégio de estar numa posição em que o Clarke pode ficar em casa. Sabendo que tantos pais têm de fazer malabarismo para cuidar dos seus filhos, consideramo-nos muito sortudos”, continuou, confirmado a intenção do companheiro assumir um papel que, até há bem pouco tempo
Em 2017, enquanto estava em campanha para as legislativas, Ardern viu questionada as suas capacidades para assumir o cargo devido a uma eventual gravidez. “É totalmente inaceitável considerar em 2017 que as mulheres devem responder a esta questão. A escolha do momento para ter filhos pertence às mulheres. Isso não deve determinar poder ou não conseguir um emprego”, reagiu na altura.