Ao renovar o contrato para a série “Anatomia de Grey”, Ellen Pompeo tornou-se a atriz mais bem paga por um drama de televisão ao receber cerca de 16 milhões de euros por ano. O valor foi revelado pela própria, que acredita que pode incentivar as mulheres a lutarem por melhores condições no ambiente de trabalho. “Fico feliz que as pessoas entenderam isto da forma que devia ser, uma história empoderadora para as mulheres”, disse em entrevista a Jimmy Kimmel.
“Acho que há muita culpa, especialmente nestes tempos. As pessoas estão a culpar-se umas às outras. Há muita gente a apontar o dedo, mas há também quem esteja do teu lado. E queria fazer uma entrevista verdadeira e falar sobre o meu caminho até o meu próprio empoderamento, explicar como cheguei lá, mas também apresentar os erros cometidos ao longo da estrada”, justificou.
Antes de conseguir este salário, Pompeo quase abandonou a série médica que está a ser transmitida desde 2005. Em entrevista ao “The Hollywood Reporter”, em janeiro deste ano, a atriz falou sobre o caminho que percorreu para receber “o que merecia”. Segundo Ellen, a saída de Patrick Dempsey, em 2015, foi um dos fatores decisivos. “‘Nós não precisamos de ti, temos o Patrick’ – eles [os executivos] disseram-me isto durante anos. Cheguei a um ponto em que pedi 5 mil dólares [cerca de 4 mil euros] a mais do que ele recebia, só por princípio, pois o programa chama-se ‘Anatomia de Grey’’ e eu sou a Meredith Grey. Mas eles não me davam”. Após a saída de Patrick, as audiências da série continuaram elevadas e Ellen teve a oportunidade de negociar um contrato maior. Para tal, a atriz conta que teve a ajuda da criadora e produtora da trama, Shonda Rhimes.